TEMA: A questão das drogas como desafio mundial

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: A questão das drogas como desafio mundial Empty TEMA: A questão das drogas como desafio mundial

Mensagem por weldner12 Seg Out 09, 2017 8:33 pm

Fases

Descoberta pelos índios, as drogas eram usadas, antigamente, como forma de aumentar seu desempenho em batalhas e como diversão. Entretanto, com o modo de vida proposto pela atualidade, repleto de crises e problemas sociais, as drogas vem sendo usadas como meios de escape, estendendo seu domínio por todo o mundo. Sendo assim, é necessário atentar-se aos fatores que promovem a manutenção e aumento do uso dependente - a situação em que a humanidade se encontra e a falta de conscientização referente às fases da vida.

"O homem contemporâneo está esmagado por um sentimento de impotência". A frase de Paulo Freire revela a desilusão do ser humano em relação às suas capacidades, podendo ser explicada pelo efeito de desvalorização do homem proveniente da mídia. Nesse contexto, ao se deparar com a total incapacidade de alcance de objetivos, a sociedade recorre às experiências ilusórias proporcionadas pelas drogas. Assim, o modo de vida atual, que valoriza bens de consumo e inferioriza as pessoas, contribui para o aumento de usuários.

Além disso, numa sociedade como tal, o desconhecimento sobre os momentos de adversidade da vida humana torna os indivíduos sujeitos ao uso de drogas. Isso ocorre porque o ser humano passa, constantemente, por mudanças hormonais que fogem ao seu controle, levando-o, algumas vezes, a acreditar que tem um problema sem solução. Dessa forma, o sujeito procura meios de distrair-se dessas mudanças. Logo, é correto afirmar que a falta de acompanhamento à vida do jovem permite seu desespero na ocorrência de processos biológicos, recorrendo às drogas para aquietá-los.

Percebe-se, portanto, que o crescente número de usuários decorre da opressão exercida pela vida moderna e pela falta de conhecimento acerca dela. Nesse sentido, a sociedade deve se mobilizar. A visão do povo referente às suas capacidades não deve ser influenciada pela mídia. Isso pode ser alcançado pelos pais, com ajuda do MEC, ao disseminar, nas escolas e em casa, a visão crítica sobre as propagandas e seus objetivos. Ademais, o jovem deve ter total entendimento sobre as mudanças e fases que acompanharão sua vida. Isso pode ser realizado pelos Governos ao criar palestras públicas e tratar o assunto diretamente, proporcionando a compreensão das alterações hormonais e da não necessidade de contê-las. Feito isso, a recorrência às drogas como rota de escape diminuirá.

weldner12
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 18
Pontos : 44
Data de inscrição : 30/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: A questão das drogas como desafio mundial Empty Re: TEMA: A questão das drogas como desafio mundial

Mensagem por Francis Bacon Sex Out 13, 2017 7:48 pm

*Redação com problemas*

Possíveis causas:

  1. Envio de várias redações sem esperar a correção da primeira ou com uma correção já em andamento.
  2. Gênero textual fora do padrão ENEM (dissertativo-argumentativo).
  3. Repetição exagerada de erros no texto: vírgulas sem espaço, pontuação errada etc.
  4. Falha na diagramação.
  5. Texto digitalizado.

Consulte as regras para mais informações:

https://redacaonota1000.forumeiros.com/t65-regras-e-novo-aqui-quer-enviar-sua-redacao-seu-topico-sumiu-esta-na-lixeira-leia-este-topico
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos