TEMA: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI Empty TEMA: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Mensagem por felipefarage Ter Out 24, 2017 5:31 pm

Problemas sociais, políticos e principalmente econômicos são as razões da crescente curva de deslocamento humano, não só pelo Brasil mas pelo mundo todo, configurando o quadro de disfunções trazidas pela crescente complexidade de sistemas e relações internacionais do mundo globalizado. O posicionamento do Brasil em relação aos imigrantes tem se mostrado acolhedor, contrastando com o de outros países e tal fato deve-se a motivos histórico-sociais.

Um desses motivos é a própria formação brasileira, que tem na pluralidade de identidades, sua identidade. Isso não quer dizer, portanto, que não exista preconceitos étnicos-raciais, mas que existe de certa forma uma maior aceitação e reconhecimento do estrangeiro. Já a recepção de países como França e Estados Unidos aos imigrantes, notadamente aos muçulmanos, tem sido mais abrasiva, especialmente devido aos atentados terroristas que fizeram surgir políticos resolutos a ligar tais atentados pura e simplesmente à religião, fomentando movimentos nacionalistas e xenofóbicos em busca de popularidade.

O argumento que relaciona a falta de emprego e o aumento da criminalidade com a imigração se mostra infundado; essas pessoas migram pois veem em outro país oportunidades e uma possível melhora na qualidade de vida, se dispõem a trabalhos com baixa remuneração e de baixa notoriedade. Em sua grande maioria possuem família dependente em seu local de origem e contribuem largamente na renda familiar, precisando muitas vezes trabalhar em mais de um emprego ou por muitas horas. Tendo isso em mente, não faz sentido pensar que arriscariam uma nova chance de vida em atividades ilícitas.

Apesar da positiva hospitalidade brasileira, que tem no Mercosul um facilitador na obtenção de vistos permanentes e que os cede à refugiados por razões humanitárias, devemos nos ater aos problemas internos. A imagem de emergência econômica é o que torna o Brasil alvo de imigrantes que optam por um país de legislação mais branda e com taxas de imigração ilegal mais baratas, porém, possuímos problemas sociais preponderantes e uma imigração maciça e sem suporte só acarretaria mais problemas, como a periferialização.

É necessário que se tenha maior controle e projetos de integração não só a curto mas também a longo prazo, assegurando aos imigrantes direitos plenos. A problemática também deve ser tratada nas escolas para que o conhecimento gere tolerância e não mais discursos de ódio descabidos.

felipefarage
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 24/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI Empty Re: TEMA: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI

Mensagem por Francis Bacon Sex Out 27, 2017 11:40 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos