TEMA: Questão Indígena no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: Questão Indígena no Brasil Empty TEMA: Questão Indígena no Brasil

Mensagem por xllpedro Qui Out 26, 2017 2:01 pm

Pode-se afirmar que o índio vem sendo cada vez mais postergado e violentado pela sociedade mesmo tendo seus direitos assegurados. Mediante a tantos fatores que contribuem para esse impasse pode-se destacar a luta travada por terras entre fazendeiros e nativos e a visão estereotipada do indígena.

Sabe-se que, o direito de terra conquistado com um forte embate pelos índios vem sendo violado, mesmo sendo garantido pela constituição federal de 1988. Mineradores e fazendeiros muitas vezes insatisfeitos com a demarcação de terra acabam entrando em conflito com os aborígines ; assim, levando a um genocídio indígena. No início de 2017 latifundiários atacaram um povoado no Maranhão a fim de conquistarem mais terras, no entanto, de acordo com INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) existem no Brasil cerca de 185 milhões hectares de terra aproveitáveis para a agricultura.

Além disso, é notório que uma parcela da sociedade marginaliza e estereotipa os índios por considerar os mesmos como indivíduos fracos e preguiçosos, um pensamento construído pelos portugueses desde a colonização. Porém, no poema O Uruguai de Basílio da Gama o poeta traz um personagem indígena Sepé Tiaraju como uma forma de resistência aos portugueses, expondo-o como um guerreiro e defensor de seu povo. Atrelado a isso, as escolas pouco ensina sobre povos indígenas e criam uma imagem do índio como um povo que apenas vive na mata e de faces pintadas ou seja, uma visão muito pobre e escassa dessa cultura.

Em suma, mesmo com toda resistência dos nativos faz-se necessário medidas para resolver esta problemática. Logo, o Governo Federal intensificar as fiscalizações nas áreas demarcadas, a fim de impedir a tomada de terras e conflitos entre índios e fazendeiros. Além disso, as ONGs atreladas às mídias promoverem propagandas com o objetivo de conscientizar a população dos genocídios. Todavia, o Ministério da Educação fazer uma reforma na grade curricular do ensino médio abrindo mais espaço para a cultura indígena, assim, avançando para um país mais tolerante e respeitosa.

xllpedro
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 26/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Questão Indígena no Brasil Empty Re: TEMA: Questão Indígena no Brasil

Mensagem por Francis Bacon Sex Out 27, 2017 11:39 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos