TEMA: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil Empty TEMA: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Mensagem por vanessastavares Ter Nov 07, 2017 3:07 pm

"É mais fácil um átomo se partir do que desenraizar um preconceito criado." Já dizia Albert Einstein. É indiscutível as tamanhas dificuldades enfrentadas por pessoas com deficiência no Brasil, ainda no século atual. Vitimas de preconceito e exclusão social as pessoas que possuem algum tipo de limitação ainda sofre com a pouca estrutura educacional.

A adaptação escolar destinada a pessoas que possuem surdez ainda é um desafio no Brasil, poucas são as escolas capacitadas. Historicamente o cenário é o mesmo, o ritmo das conquistas podem ser equiparados a formação de rochas sedimentares onde aos poucos parte a parte se une. Podemos citar como exemplos a conquista durante o governo de Dom Pedro II onde foi construida a primeira escola para surdos do Brasil, a lei 8.112 que reserva 20% das vagas de concursos públicos para pessoas que possuem deficiência e a lei 13.146 que oferta o ensino de libras e coloca como dever da escola, da família, do estado e da sociedade em geral o dever de assegurar a educação de qualidade a pessoas com deficiência.

O preconceito é remoto e parece não ter fim. É de conhecimento de todos o holocausto ocorrido durante a segunda guerra mundial, liderada por Adolf Hitler que perseguiu e tirou a vida de minorias como judeus, homossexuais e deficientes.

Contudo deveremos lembrar da citação de Imannuel Kant "o ser humano é aquilo que a educação o faz", o ministério publico em parceria com com INES deverão fazer palestras não só nas escolas como em grandes centros incentivando a igualdade. Televisões e internet também deverão criar propagandas esclarecedoras. Se faz necessário também que todas as escolas adquiram o ensino da libras semanalmente. Só assim então seremos um país de ordem e progresso.

vanessastavares
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 07/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil Empty Re: TEMA: Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Mensagem por Francis Bacon Qui Nov 23, 2017 3:16 pm

Olá, o fórum está em um novo endereço. Por favor, envie sua redação no outro site para correção!
Pedimos desculpas pelo impasse, mas estamos preparando DIVERSAS novidades!

Finalmente o projeto está crescendo!!!

http://www.projetoredacaonota1000.com.br
http://www.projetoredacaonota1000.com.br
http://www.projetoredacaonota1000.com.br
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos