TEMA: Desafio para a formação educacional de surdos no Brasil

Ir para baixo

TEMA: Desafio para a formação educacional de surdos no Brasil Empty TEMA: Desafio para a formação educacional de surdos no Brasil

Mensagem por lukasc Seg Nov 13, 2017 5:23 pm

É notável o despreparo da nação brasileira, como um todo (governo, comunidade e família), ao lidar com deficientes auditivos, essa inaptidão é visivel nos meios educacionais, onde professores e alunos, quase nunca, tem conhecimento de Libras, a linguagem de sinais brasileira. Essa falha no sistema educacional impede, ou reduz, drasticamente, a formação escolar de surdos, mas a criação e desenvolvimento de tecnologias assistivas vieram para mitigar este problema.

Como a linguagem de sinais não é ensinada nas escolas básicas, o cidadão comum encontra dificuldade em alocar tempo para aprender uma nova maneira de se comunicar. Porém, no mundo globalizado atual, onde quase todos têm um smartfone, algumas empresas têm trabalhado no desenvolvimento de aplicativos que transcrevem o que está sendo dito, para a linguagem escrita. É possivel encontrar também páginas na internet gratuitas onde voluntários ensinam Libras. Facilitando o aprendizado desta linguagem.

Outro problema recorrente na vida de deficientes auditivos, é a falta de oportunidade no mercado de trabalho, o que leva ao desestimulo dos surdos na busca pela qualificação. Mesmo com o incentivo do governo na contratação de deficientes, muitos empresários consideram problemas auditivos menos funcionais que outras deficiencias.

O governo brasileiro deve criar incentivos para que surdos busquem cada vez mais por educação e se qualifiquem. Educação essa que deve ser inclusiva e apresentar mais facilidades que dificuldades, que podem e devem fazer uso das tecnologias assistivas. Devem, também, serem criadas mais vagas de emprego para deficientes auditivos o que incentivaria a busca por qualificação. Sendo assim pessoas com problemas de audição poderiam ter uma educação mais igualitária.

lukasc
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 13/11/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos