TEMA: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo.
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TEMA: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo.
O Ataque a uma pessoa, sendo sua causa cor, raça ou gênero dissemina o ódio em ambas as Partes. Isso é consequência da pouca ou nenhuma educação dada no seu passado, devido a isso a palavra bullying é cada vez mais apresentada em escolas, noticiário e mídia. Em conjunto a esses fatos, a disseminação de palavras negativas na internet em geral, principalmente nas redes sociais só invalida o quão inseguro ainda é a internet. Assim o grande público ainda se ver preso a essa cadeia de ódio onde a perfeição vence primeiro.
Ademais, a falta de liberdade para expor suas opiniões dificulta as formas de se expressar. Em consequência disso o preconceito, opiniões contrarias e visão distorcida toma as frentes. Contudo, a falta de argumentação e interação leva a grande parte das pessoas para o ódio. Dessa forma as opiniões próprias são escassas no mundo atualmente.
Portanto, ainda é preciso dar maior atenção a violência virtual e agir de modo que a opinião não seja pré-julgada. Contudo, o governo em conjunto com as escolas deve-se adicionar a grade de estudos, os direitos humanos e cidadania. Ademais, Leis mais rigorosa devem ser adicionadas contra a violência e disseminação de raiva no conteúdo online. Assim possibilitando que novas gerações possam saber da igualdade humanitária e chegar a uma população com menos cyberbullying.
TheusNavas- Aprendiz
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Re: TEMA: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo.
TheusNavas- Aprendiz
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Re: TEMA: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo.
O Ataque a uma pessoa, sendo a causa da agressão: cor, ou raça ou gênero dissemina o ódio em ambas as Partes[?]. Isso é consequência da pouca ou nenhuma educação dada no seu passado[? Passado de quem?], devido a isso a palavra bullying é cada vez mais apresentada em escolas, noticiário e mídia. Em conjunto a esses fatos, a disseminação de palavras negativas na internet em geral, principalmente nas redes sociais só invalida o quão inseguro ainda é a internet. Assim o grande público ainda se ver preso a essa cadeia de ódio onde a perfeição vence primeiro[? = QUE?!].
Ademais, a falta de liberdade para expor suas opiniões dificulta as formas de se expressar. Em consequência disso o preconceito, opiniões contrárias e visão distorcida toma as frentes[?]. Contudo, a falta de argumentação e interação leva a grande parte das pessoas para o ódio[A = COMO??? PROVE! COMPROVE!]. Dessa forma as opiniões próprias são escassas no mundo atualmente[A = QUE? Como você chegou nessa conclusão???].
Portanto, ainda é preciso dar maior atenção à violência virtual e agir de modo que a opinião não seja prejulgada. Contudo, o governo em conjunto com as escolas deve
Nota:
I | 120 | Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual. |
II | 120 | O participante desenvolve de forma adequada o tema, mas apresenta uma abordagem superficial, discutindo outras questões relacionadas. Desenvolve uma argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo, mas não apresenta explicitamente uma tese, detendo-se mais no caráter dissertativo do que no argumentativo. Reproduz ideias do senso comum no desenvolvimento do tema. |
III | 80 | Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação. |
IV | 160 | Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
V | 80 | Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.* |
[!] | Evite | [A] | Argumentação | [D] | Descritivo | [F] | Fuga de Tema ou Tese | [N] | Norma Culta | [P] | Prolixo |
[?] | Confuso | [C] | Conectivo | [E] | Explique/Explicite | [G] | Gênero Textual | [R] | Repetido | ||
[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos. [?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico. [A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???); [C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado. [D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato). *lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*. [E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado. *o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer* [F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto. [G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo. [N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular. [P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia. [R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual. |
Francis Bacon- Corretor
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Re: TEMA: Os limites da liberdade de expressão no mundo contemporâneo.
TheusNavas- Aprendiz
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