TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual

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Mensagem por weldner12 Dom Jun 04, 2017 1:15 am

O indivíduo humano tende a adequar-se ao meio em que vive. O conceito de fato social trabalhado por Durkheim evidencia o desespero pela conquista da isonomia, de forma que todos busquem dispor das mesmas ferramentas ou quaisquer coisas que possibilitem um ao que o outro não pode. Nesse sentido, se fama é necessária para a aceitação, fama será buscada, desencadeando uma série de complicações.

A valorização da fama automaticamente desvaloriza o desconhecido e molda a maneira como ele se enxerga. Sendo assim, a falha que esse verá em si só pode, em sua consciência, ser revertida com o modo de vida que os aparentemente alegres possuem. Essa ideologia que assola a humanidade é rapidamente disseminada, tornando a sociedade numa aldeia global com necessidade constante de reafirmação.

Não é necessária profunda reflexão para notar que, devido à proporção de alcance dos meios de comunicação, tal ideologia chega às partes desfavorecidas da população. Ao incorporar a necessidade de auto exposição e logo após, notar que não possui meios para realizá-lo, o indivíduo buscará a obtenção de tais ferramentas, e não será difícil localizar suas vítimas, uma vez que esta divulga constantemente a data, hora e local onde se encontra distraída demais para perceber um assalto.

Uma vez mostrada a incapacitação individual e a auto exposição ao perigo decorrentes da ideologia que busca fama desesperadamente, torna-se notória a necessidade de uma reformulação ideológica. Portanto, é imprescindível que através do Ministério da Educação, sejam mais enfatizadas e contextualizadas as matérias de Filosofia e Sociologia no currículo escolar, de forma que a juventude se torne capaz de desenvolver o pensamento autônomo. Só assim teremos uma sociedade consciente de si e dos valores universais que libertam o ser humano de superioridades ilusórias.

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Mensagem por Francis Bacon Sex Jun 09, 2017 3:50 am

O indivíduo humano tende a adequar-se ao meio em que vive. O conceito de fato social trabalhado por Durkheim evidencia o desespero pela conquista da isonomia, de forma que todos busquem dispor das mesmas ferramentas ou quaisquer coisas que possibilitem um ao que o outro não pode[?]. Nesse sentido, se fama é necessária para a aceitação, [C] fama[R] será buscada, desencadeando uma série de complicações.

A valorização da fama automaticamente desvaloriza o desconhecido e molda a maneira como ele se enxerga. Sendo assim, a falha que esse verá em si só pode, em sua consciência, ser revertida com o modo de vida que os aparentemente alegres possuem[?]. Essa ideologia que assola a humanidade é rapidamente disseminada[E], tornando a sociedade numa aldeia global com necessidade constante de reafirmação.[E]

[C] Não é necessária profunda reflexão para notar que, devido à proporção de alcance dos meios de comunicação, tal ideologia chega às partes desfavorecidas da população[E = de modo desproporcional?]. Ao incorporar a necessidade de autoexposição[N] e logo após[] notar que não possui meios para realizá-lo, o indivíduo buscará a obtenção de tais ferramentas[E], [C]e não será difícil localizar suas vítimas, uma vez que esta divulga constantemente a data, hora e local onde se encontra distraída demais para perceber um assalto[????].

Uma vez[R] mostrada a incapacitação individual e a autoexposição[N][R] ao perigo decorrentes da ideologia que busca fama desesperadamente, torna-se notória a necessidade de uma reformulação ideológica. Portanto, é imprescindível que através do Ministério da Educação[] sejam mais enfatizadas e contextualizadas as matérias de Filosofia e Sociologia no currículo escolar[] de forma que a juventude se torne capaz de desenvolver o pensamento autônomo. Só assim teremos uma sociedade consciente de si e dos valores universais que libertam o ser humano de superioridades ilusórias.

Nota:
I
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
II
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
V
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência ou repetição de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.
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