TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual
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TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual
Sabe-se que com uma breve pesquisa na internet da pessoa que expõe-se, têm-se uma gama de informações, às quais deveriam ser confidenciais ao público. Devido a essa facilidade de acesso, estão ocorrendo sequestros, sequestros relâmpagos, roubo e uso de dados pessoais para falsificação de documentos.
Está exposição da vida íntima, além de poder ser usada para os malefícios supracitados, ainda, pode causar o mal estar das pessoas com quem convive o expositor, o que pode acarretar o afastamento delas do ciclo de amizade real do expositor, levando-o cada vez mais ao ciclo de exposição em ambientes virtuais.
Como visto, a exposição a esses ambientes tornou-se o vilão contemporâneo, mas quem tem de ser discricionário é o usuário desses ambientes. É de suma importância que o próprio servidor dos ambientes virtuais emita alertas para os usuários quanto ao risco da exposição demasiada na rede e sobre segurança de dados. Além disso, os amigos e familiares do expositor podem avisá-lo do excesso, pois quem vê de fora consegue identificar melhor onde há exposição demasiada do que o próprio expositor.
noschang- Aprendiz
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Re: TEMA: A exposição exagerada no ambiente virtual
Sabe-se que com uma breve pesquisa da pessoa que se expõe na internet, tem-se uma gama de informações[] às quais deveriam ser confidenciais ao público. Devido a essa facilidade de acesso, estão ocorrendo sequestros, sequestros[R] relâmpagos, roubo e uso de dados pessoais para falsificação de documentos.
[C] Está[?] exposição da vida íntima[R], além de poder ser usada para os malefícios supracitados[] ainda[] pode causar o mal estar das pessoas com quem convive o expositor[R][F], o que pode acarretar o afastamento delas do ciclo de amizade real do expositor[R], levando-o cada vez mais ao ciclo[R] de exposição[R] em ambientes virtuais.
Como visto, a exposição[R] a esses ambientes[R] tornou-se o vilão contemporâneo, mas quem tem de ser discricionário é o usuário desses ambientes[R]. É de suma importância que o próprio servidor dos ambientes virtuais[R] emita alertas para os usuários quanto ao risco da exposição demasiada na rede e sobre segurança[R] de dados. Além disso, os amigos e familiares do expositor[R] podem avisá-lo do excesso, pois quem vê de fora consegue identificar melhor onde há exposição demasiada do que o próprio expositor.
Nota:
I | 120 | Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual. |
II | 120 | Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema. |
III | 120 | Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido. |
IV | 120 | Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
V | 120 | Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.* |
[!] | Evite | [A] | Argumentação | [D] | Descritivo | [F] | Fuga de Tema ou Tese | [N] | Norma Culta | [P] | Prolixo |
[?] | Confuso | [C] | Conectivo | [E] | Explique/Explicite | [G] | Gênero Textual | [R] | Repetido | ||
[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos. [?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico. [A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???); [C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência ou repetição de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado. [D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato). *lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*. [E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado. *o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer* [F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto. [G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo. [N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular. [P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia. [R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual. |
Francis Bacon- Corretor
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