TEMA: A Crise do sistema prisional brasileiro
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TEMA: A Crise do sistema prisional brasileiro
Sabe-se que as prisões têm por finalidade contribuir com a segurança do cidadão de bem, isolando-o dos que vivem à margem da sociedade. Além disso, como papel principal, as prisões devem funcionar como ferramentas do estado para ressocialização do indivíduo, contribuindo-se dessa forma, com a diminuição da superlotação. Como exemplo dessas ações, podemos citar a criação de uma estrutura onde o preso possa se profissionalizar, de forma a sustentar seu próprio custo enquanto apenado e, após isso, tornando-se novamente um cidadão.
Cabe ainda ressaltar que muitas pessoas cometem crimes de baixo potencial ofensivo. Tipicidades cujas penas previstas poderiam ser substituídas por penas alternativas, considerando o histórico do criminoso. Dessa forma, evita-se o contato com elementos perigosos, o que contribui para o aumento da violência e do crime organizado, tornando a prisão uma verdadeira “escola do crime”.
Como se vê, graves são os problemas do sistema carcerário no país, imensa é a crise de nossas instituições. Mas não pode-se desanimar da perspectiva de solução. Dessa forma, espera-se ações imediatas de nossos governantes com investimentos em projetos de reestruturação de todo o sistema que envolvam, acima de tudo, respeito à dignidade da pessoa humana e uma nova oportunidade de vida àqueles que assim desejarem e merecerem.
Gell Araújo- Aprendiz
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Data de inscrição : 13/06/2017
Re: TEMA: A Crise do sistema prisional brasileiro
Sabe-se que as prisões têm por finalidade contribuir [C = para] a segurança do cidadão de bem, isolando-o dos que vivem à margem da sociedade. Além disso, como papel principal, as prisões[R] devem funcionar como ferramentas do estado para ressocialização do indivíduo, contribuindo
Cabe ainda ressaltar que muitas pessoas cometem crimes de baixo potencial ofensivo. Tipicidades cujas penas previstas poderiam ser substituídas por penas alternativas, considerando o histórico do criminoso. Dessa forma, evita-se o contato[E = de quem?] com elementos perigosos, o que contribui para o aumento da violência e do crime organizado, tornando a prisão uma verdadeira “escola do crime”[A = fonte?].[A = sua argumentação é muito boa, porém, você precisa comprovar mais as duas ideias com argumentos concretos.]
Como se vê, graves são os problemas do sistema carcerário no país e imensa é a crise de nossas instituições[F = percebe, com essa ideia exposta aqui, que em seu texto não conteve nada que comprovasse esses problemas ou a crise no sistema carcerário?]. Mas não pode-se desanimar[N] da perspectiva de solução. Dessa forma, espera-se ações imediatas de nossos governantes com investimentos em projetos de reestruturação de todo o sistema[! = todo o sistema está com problemas?] que envolvam, acima de tudo, respeito à dignidade da pessoa humana[! = existe pessoa que não seja humana?] e uma nova oportunidade de vida àqueles que assim desejarem e merecerem.
Nota:
I | 160 | Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido. |
II | 180 | Você atingiu 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto. |
III | 140 | Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria. |
IV | 200 | Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações. |
V | 120 | Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.* |
[!] | Evite | [A] | Argumentação | [D] | Descritivo | [F] | Fuga de Tema ou Tese | [N] | Norma Culta | [P] | Prolixo |
[?] | Confuso | [C] | Conectivo | [E] | Explique/Explicite | [G] | Gênero Textual | [R] | Repetido | ||
[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos. [?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico. [A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???); [C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência ou repetição de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado. [D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato). *lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*. [E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado. *o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer* [F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto. [G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo. [N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular. [P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia. [R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual. |
Francis Bacon- Corretor
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Re: TEMA: A Crise do sistema prisional brasileiro
Gell Araújo- Aprendiz
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