TEMA: A Crise do sistema prisional brasileiro

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Mensagem por Gell Araújo Ter Jun 13, 2017 5:13 pm

A precariedade do sistema carcerário no Brasil é, no tempo presente, um grande transtorno que atinge nossa sociedade, sobretudo no que se refere diretamente à superlotação das cadeias. Diante desse fato, faz-se necessário discutir aspectos importantes relacionados às possíveis soluções para esse problema, dentre as quais, destacam-se: investimento na ressocialização do detento e aumento das penas alternativas.

Sabe-se que as prisões têm por finalidade contribuir com a segurança do cidadão de bem, isolando-o dos que vivem à margem da sociedade. Além disso, como papel principal, as prisões devem funcionar como ferramentas do estado para ressocialização do indivíduo, contribuindo-se dessa forma, com a diminuição da superlotação. Como exemplo dessas ações, podemos citar a criação de uma estrutura onde o preso possa se profissionalizar, de forma a sustentar seu próprio custo enquanto apenado e, após isso, tornando-se novamente um cidadão.

Cabe ainda ressaltar que muitas pessoas cometem crimes de baixo potencial ofensivo. Tipicidades cujas penas previstas poderiam ser substituídas por penas alternativas, considerando o histórico do criminoso. Dessa forma, evita-se o contato com elementos perigosos, o que contribui para o aumento da violência e do crime organizado, tornando a prisão uma verdadeira “escola do crime”.

Como se vê, graves são os problemas do sistema carcerário no país, imensa é a crise de nossas instituições. Mas não pode-se desanimar da perspectiva de solução. Dessa forma, espera-se ações imediatas de nossos governantes com investimentos em projetos de reestruturação de todo o sistema que envolvam, acima de tudo, respeito à dignidade da pessoa humana e uma nova oportunidade de vida àqueles que assim desejarem e merecerem.

Gell Araújo
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Mensagem por Francis Bacon Dom Jun 18, 2017 3:55 am

A precariedade do sistema carcerário no Brasil é, no tempo presente, um grande transtorno que atinge nossa sociedade, sobretudo no que se refere diretamente à superlotação das cadeias. Diante desse fato, faz-se necessário discutir aspectos importantes relacionados às possíveis soluções para esse problema, dentre as quais, destacam-se: o investimento na ressocialização do detento e o aumento das penas alternativas.[G = PERFEITO!]

Sabe-se que as prisões têm por finalidade contribuir [C = para] a segurança do cidadão de bem, isolando-o dos que vivem à margem da sociedade. Além disso, como papel principal, as prisões[R] devem funcionar como ferramentas do estado para ressocialização do indivíduo, contribuindo-se[N][,] dessa forma, [C = para] a diminuição da superlotação. Como exemplo dessas ações, podemos citar a criação de uma estrutura onde o preso possa se profissionalizar[] de forma a sustentar seu próprio custo enquanto apenado e, após isso, tornando-se novamente um cidadão[! = cuidado, preso ainda é cidadão e possui direitos resguardados por lei!].[A = entendi o seu ponto de vista, mas o seu texto não deixa claro como a ressocialização do detendo contribui positivamente na queda da superpopulação das cadeias.]

Cabe ainda ressaltar que muitas pessoas cometem crimes de baixo potencial ofensivo. Tipicidades cujas penas previstas poderiam ser substituídas por penas alternativas, considerando o histórico do criminoso. Dessa forma, evita-se o contato[E = de quem?] com elementos perigosos, o que contribui para o aumento da violência e do crime organizado, tornando a prisão uma verdadeira “escola do crime”[A = fonte?].[A = sua argumentação é muito boa, porém, você precisa comprovar mais as duas ideias com argumentos concretos.]

Como se vê, graves são os problemas do sistema carcerário no país e imensa é a crise de nossas instituições[F = percebe, com essa ideia exposta aqui, que em seu texto não conteve nada que comprovasse esses problemas ou a crise no sistema carcerário?]. Mas não pode-se desanimar[N] da perspectiva de solução. Dessa forma, espera-se ações imediatas de nossos governantes com investimentos em projetos de reestruturação de todo o sistema[! = todo o sistema está com problemas?] que envolvam, acima de tudo, respeito à dignidade da pessoa humana[! = existe pessoa que não seja humana?] e uma nova oportunidade de vida àqueles que assim desejarem e merecerem.

Nota:
I
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II
180
Você atingiu 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
III
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
IV
200
Você atingiu 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
V
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência ou repetição de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.
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Mensagem por Gell Araújo Sex Jun 23, 2017 7:40 am

Muito obrigado, tentarei ser mais consistente na próxima!

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