TEMA: Perigos do universo digital

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Mensagem por v_maia Qua Jun 14, 2017 5:58 pm

Alienação e perversão na esfera digital

A internet surgiu na década de 60 para fins militares, em meio a uma disputa de poder entre Rússia e Estados Unidos; de modo que só alcançou a população nos anos de 1990. Atualmente vem-se acompanhando a popularização no acesso à rede, estendendo aos diversos estratos sociais e etários, isto se deve em grande parte pelo aumento do poder aquisitivo e a necessidade de inclusão do indivíduo. Porém o acesso descomedido a esse meio acaba tendo consequências drásticas, tais como a alienação, que por vezes leva ao cometimento de cibercrimes.

Constata-se que o acesso dos jovens ao meio virtual é cada vez mais precoce, quando os mesmos ainda não tem maturidade, o que os leva a absorver o conteúdo sem que haja uma reflexão deste. Assim, o acesso prematuro e irrestrito contribui para a formação de pessoas alienadas e impulsivas, que proferem clichês e até mesmo discursos de ódio para se autoafirmarem no meio social.

Ademais, pós advento das redes sociais houve um aumento nos crimes digitais, tais como bullying, racismo, xenofobia, etc. Estes são reflexo da intolerância como o que difere dos estereótipos, sendo endossado pela aceitação em grupos sociais e pela falsa sensação de anonimato que a rede oferece. A problemática se agrava ao extrapolar a esfera virtual, levando a vítima ao suicídio e até mesmo a consumação de atentados.

É inegável que o acesso à esfera digital vem se sedimentando ao longo das gerações, de modo que urge disciplinar a população quanto ao uso responsável desta, a fim de mitigar sua nocividade. Portanto é preciso uma coalizão entre escolas e Ministério Público, a fim de realizar ações socioeducativas visando orientar a sociedade quanto ao uso consciente da internet. Somado a isto, é preciso reforçar a legislação existente, agravando a pena para os infratores e oferecendo um canal exclusivo para a denúncia dos crimes virtuais. Sendo assim será possível realinhar a internet as benesses tecnológicas e reverter à perversão instaurada.

v_maia
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Mensagem por Francis Bacon Dom Jun 18, 2017 3:56 am

Alienação e perversão na esfera digital
A internet surgiu na década de 60 para fins militares, em meio a uma disputa de poder entre Rússia e Estados Unidos; de modo que só alcançou a população nos anos de 1990. Atualmente[,] vem-se acompanhando a popularização no acesso à rede, estendendo aos diversos estratos sociais e etários, isso se deve em grande parte pelo aumento do poder aquisitivo e a necessidade de inclusão do indivíduo. Porém[,] o acesso descomedido a esse meio acaba tendo consequências drásticas[G = aqui a consequência está no plural], tais como a alienação, que por vezes leva ao cometimento de cibercrimes[G = e aqui você só apresenta uma, a alienação.].

Constata-se que o acesso dos jovens ao meio virtual é cada vez mais precoce, quando os mesmos[N = eles] ainda não têm maturidade, o que os leva a absorver o conteúdo[E] sem que haja uma reflexão deste[?]. Assim, o acesso prematuro e irrestrito contribui para a formação de pessoas alienadas e impulsivas, que proferem clichês e até mesmo discursos de ódio para se autoafirmarem no meio social[A = como você chegou nessa conclusão se em seu parágrafo não há nada que comprove o processo que levou a esse efeito?].

Ademais, pós advento das redes sociais houve um aumento nos crimes digitais, tais como bullying, racismo, xenofobia[] etc. Estes são reflexos da intolerância como o que difere dos estereótipos, sendo endossado pela aceitação em grupos sociais[E] e pela falsa sensação de anonimato que a rede oferece[E]. A problemática se agrava ao extrapolar a esfera virtual, levando a vítima ao suicídio e até mesmo a consumação de atentados[F = não tem isso na sua tese].

É inegável que o acesso à esfera digital vem se sedimentando ao longo das gerações, de modo que urge disciplinar a população quanto ao uso responsável dessa, a fim de mitigar sua nocividade. Portanto[,] é preciso uma coalizão entre escolas e Ministério Público, a fim[C] de realizar ações socioeducativas visando orientar a sociedade quanto ao uso consciente da internet. Somado a isso, é preciso reforçar a legislação existente, agravando a pena para os infratores e oferecendo um canal exclusivo para a denúncia dos crimes virtuais[R = já existe]. Sendo assim[,] será possível realinhar a internet as benesses tecnológicas e reverter a perversão instaurada.

Nota:
I
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
II
180
Você atingiu 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
III
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
IV
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
V
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência ou repetição de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.
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Mensagem por v_maia Qui Jun 22, 2017 10:30 pm

Muito obrigada

v_maia
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