TEMA: Novos modelos de educação: Reforma do ensino médio

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: Novos modelos de educação: Reforma do ensino médio Empty TEMA: Novos modelos de educação: Reforma do ensino médio

Mensagem por Lavínia Sex Jun 30, 2017 9:09 pm

A máxima "Pedagogia da autonomia" do autor Paulo Freire considera que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua própria produção. Esta frase dialoga com a reforma do ensino médio promovida pelo Governo Temer, que propõe a flexibilização da grade curricular permitindo o aprofundamento dos estudos em uma área específica, todavia a possibilidade de escolha se limita a disponibilidade da escola, além do aumento da carga horária contrapor as dificuldades financeiras da maioria das instituições de ensino públicas.

A nova legislação prevê que o currículo seja 60% preenchido pela Base Comum Curricular e que 40% restantes sejam específicos de uma área de estudo, entretanto as matérias podem variar de acordo com a estrutura da instituição de ensino, dessa forma a educação dos jovens que não podem pagar por escolas privadas, as quais apresentam melhores infraestruturas e metodologia, é prejudicada acirrando ainda mais a desigualdade entre estudantes.

Outrossim, o aumento da carga horária, embora permita maior discussão em sala de aula, é contrária as dificuldades financeiras e estruturais da maioria das escolas públicas agravada pelo congelamento de gastos em educação por 20 anos. Ademais, a reforma não leva em consideração os estudantes que precisam estudar à noite para trabalhar, segundo o Censo Escolar de 2015, aproximadamente 24% dos alunos estudam no período noturno.

Convém, portanto, que primordialmente a sociedade organizada exija do Estado, por meio de protestos, a revisão da proposta do ensino médio. Desse modo, cabe ao Ministério da Educação a criação de um programa nacional que vise contemplar a instrução aos estudantes para decidirem suas formações, o que deve ocorrer mediante palestras e peças teatrais. É premente, infraestrutura nas instituições para que a carga horária seja para todos os estudantes, assim a desigualdade amenizará e a uma educação justa para todos.

Lavínia
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 30/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Novos modelos de educação: Reforma do ensino médio Empty Re: TEMA: Novos modelos de educação: Reforma do ensino médio

Mensagem por Francis Bacon Qua Jul 05, 2017 11:03 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos