TEMA: Pluralidade e (in) tolerância no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: Pluralidade e (in) tolerância no Brasil Empty TEMA: Pluralidade e (in) tolerância no Brasil

Mensagem por Graco Seg Jul 03, 2017 9:35 am

Inércia social

A Declaração Universal dos Direitos Humanos, após a catástrofe da 2° Guerra Mundial, nos assegurou o direito à liberdade, dignidade e à igualdade. Apesar disso, o Brasil manteve-se inerte no que se refere à aceitação da diversidade étnico-cultural. Nesse sentido, é notório não só a intolerância fomentada nas redes sociais mas também a alarmante quantidade de estereótipos disseminados nas diversas camadas sociais.

Em primeira análise, cabe pontuar o descomprometimento com o respeito às diferenças no ambiente virtual. Entendemos isso através das teorias Baumanianas, onde afirmam que a origem de tal problema se encontra no medo do desconhecido, haja vista a necessidade humana de compreender as coisas. Nesse contexto, entende-se que o incômodo que causam aqueles que não estamos habituados com o convívio nos gera desconforto. Ratifica-se isso pela total falta de respeito nas redes.

Além disso, convém, frisar o enraigamento de estereótipos no tecido social. Compreende-se isso através da análise do período colonial, em que um extenso passado de desrespeito étnico, fruto do sistema escravocrata, tornou-se protagonista no país. Vale ressaltar que tal prática discriminatória é nociva à maior parcela da população. Dessa forma, vê-se que o exponencial crescimento do impasse tem sua origem no Brasil Colônia.

Deve-se, portanto, aplicar uma força para tirar as problemáticas do estado de inércia. É imprescindível que os administradores e responsáveis por crimes virtuais criem medidas que visem suprimir os preconceitos, investigando, prendendo, principalmente, aqueles que cometerem crimes de racismo. Além disso, é essencial que o legislativo atua na criação de leis que assegurem a alteridade. Logo, poder-se-á afirma que estamos caminhando, paulatinamente, à aceitação e inclusão social.

Graco
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 03/07/2017
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Pluralidade e (in) tolerância no Brasil Empty Re: TEMA: Pluralidade e (in) tolerância no Brasil

Mensagem por Francis Bacon Qua Jul 05, 2017 11:04 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos