TEMA: A ciência no Brasil: desafios para o seu desenvolvimento

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: A ciência no Brasil: desafios para o seu desenvolvimento Empty TEMA: A ciência no Brasil: desafios para o seu desenvolvimento

Mensagem por Willian Bicalho Sex Jul 14, 2017 10:14 pm

A ciência possibilitou à humanidade diversas conquistas como a criação da eletricidade, a atualização da medicina, a produção de novos medicamentos e o desenvolvimento dos alimentos transgênicos. Entretanto, no Brasil ela não é valorizada, pode-se notar esse fato através da falta de investimento em infraestrutura e desenvolvimento de laboratórios com tecnologias de ponta.

Além disso, há grande deficiência e segregação na formação escolar dos estudantes brasileiros, onde muitos estudam em colégios particulares e tem acesso a laboratórios e aulas climatizadas e outros não podem assistir aula, pois a falta de piloto e tinta impossibilita os professores explicarem os assuntos.
 
Convém lembrar que a falta de recursos para a projetos científicos torna o Brasil dependente das importações, sendo que a maioria desses produtos poderiam ser fabricados no país, mas não são, pois os laboratórios não possuem determinadas tecnologias.

A falta de recursos para o desenvolvimento da ciência no Brasil, portanto, é um problema que causa diversas consequências como a alta no preço dos produtos por serem importados, a falta de tecnologia para o planejamento científico de práticas de profilaxia contra doenças e a mal formação profissional.

Desse modo, o poder público deve criar medidas que contribuam para o avanço da ciência no país, além de apresentar uma reforma no ensino básico, médio e superior, visando a melhora da qualificação profissional. A mídia pode ajudar na exposição da internet como difusora de conhecimento e informação, além de abordar casos que contribuíram para o engajamento científico dos internautas na sociedade, como a Feira de Conhecimento e Inovação de 2016 e a Olimpíada do Conhecimento, em 2017. Pois, segundo Emmanuel Kant, “O homem é aquilo que a educação faz dele”.[/justify]

Willian Bicalho
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 14/07/2017
Idade : 24
Localização : Cruz das Almas - Ba

http://oescudodecristal.blogspot.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: A ciência no Brasil: desafios para o seu desenvolvimento Empty Re: TEMA: A ciência no Brasil: desafios para o seu desenvolvimento

Mensagem por Francis Bacon Ter Set 19, 2017 9:58 pm

*Redação em processo de correção*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos