TEMA: Obesidade: problema de saúde ou problema social

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: Obesidade: problema de saúde ou problema social Empty TEMA: Obesidade: problema de saúde ou problema social

Mensagem por Grande Anão Redator Ter Ago 01, 2017 10:19 pm

Para Durkheim sociólogo francês, a sociedade é um organismo biológico, logo a obesidade, que é um problema de saúde, afeta todo o funcionamento desse organismo. É cada vez mais comum avistarmos pessoas obesas, a maioria vítima de maus hábitos alimentares. Neste sentido, faz-se preciso reavaliar os hábitos alimentares dos brasileiros em relação a sua camada social e sua saúde.

Primeiramente, é notável o reflexo de cada camada social em suas rotinas alimentares. As famílias que antes não tinham poder aquisitivo passam pelo processo de transição nutricional, com o acesso a produtos industrializados e, por conseqüência, mais baratos, contudo, menos saudáveis. Por isso, famílias de baixa renda tendem a ter uma alimentação prejudicial, de tal forma, junto da recorrente falta de estudo, que tenham maior probabilidade de tornarem-se obesas.

Além disso, a saúde herdada e física deve ser considerada ao decorrer sobre o assunto. É comum no Brasil a falta de conhecimento a respeito da saúde dos familiares próximos, assim doenças herdadas, como hipotireoidismo, influem no aumento do número de obesos, bem como onda de sedentarismo, cada vez maior entre os jovens.

Para reverter o problema, é necessária a propagação de conhecimentos a cerca da obesidade e suas causas, também como a criação de eventos e palestras em escolas e maior incentivo para prática de esportes e fuga do sedentarismo por parte do Ministério da Saúde. Ademais, é preciso que haja maior informação disponível sobre produtos industrializados, como rótulos que evidenciem as quantidades de macronutrientes no produto e suas quantidades diárias necessárias, para que assim não aconteça o consumo exagerado por falta de instrução.

Grande Anão Redator
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 01/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Obesidade: problema de saúde ou problema social Empty Re: TEMA: Obesidade: problema de saúde ou problema social

Mensagem por Francis Bacon Ter Set 19, 2017 10:05 pm

*Redação em processo de correção*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos