TEMA: Publicidade Infantil

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Mensagem por weldner12 Dom Abr 30, 2017 11:44 am

A educação da juventude é imprescindível para a autonomia como cidadão.De acordo com a teoria de McLuhan (Aldeia Global), os meios de comunicação servem para adestrar a população,logo, a gravidade de tal fato triplica ao se referir às crianças.Diante disso, a necessidade da conscientização dos jovens ao que é realmente essencial para a vida se torna notória.

As propagandas atingem qualquer criança com facilidade ao apelar para temas infantis e populares. Isso se dá à sua passividade de recepção, que por sua vez, é fruto da inocência sobre as estratégias de mercado e a estratificação social, que prestigia àquele que possui o brinquedo mais avançado.Ambos os fatores se unem para garantir o consumo contínuo, descartando o que se torna fora de moda.

Esse consumo em massa aplicado à infância gerará dependência material, realimentando o consumismo em uma escala muito maior, já que este indivíduo estará adestrado a comprar de maneira inconsciente e o fará por toda a vida.

Tal problema se torna ainda mais grave ao mencionar que esse consumo desenfreado estará, por mais de 60 anos, sustentando e promovendo a expansão da fronteira agrícola a importantes biomas que já se apresentam em condições críticas. O resultado desses indivíduos contribuindo a essa questão de tal maneira, trará fortes impactos ambientais a todos os ecossistemas, gerando grande caos aos habitantes do planeta.

Dessa forma, fica claro que a publicidade infantil não traz problemas apenas ao indivíduo suscetível a ela, mas a todos os componentes da biosfera. Portanto, é necessário que hajam leis que proíbam a atuação de estratégias de mercado sobre o público infantil. E que em seu lugar, sejam instauradas programações educativas que revelem ao jovem que, na realidade, as questões de superioridade decorrentes da atribuição de valor ao que se possui, como diz Platão no Mito da Caverna; são meras ilusões projetadas pelas classes dominantes.

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Mensagem por Francis Bacon Seg maio 15, 2017 2:52 am

A educação da juventude é imprescindível para a autonomia como cidadão[.] De acordo com a teoria de McLuhan (Aldeia Global), os meios de comunicação servem para adestrar a população[,]logo[C][A = logo o que? O que essa frase prova no fato da gravidade triplicar???][,] a gravidade de tal fato triplica ao se referir às crianças[A = triplica? fonte?][.] Diante disso, a necessidade da conscientização dos jovens ao que é realmente essencial para a vida se torna notória.[G = cadê a tese?]

As propagandas atingem qualquer criança com facilidade ao apelar para temas infantis e populares. Isso se dá à sua passividade de recepção[] que[,] por sua vez, é fruto da inocência sobre as estratégias de mercado e a estratificação social[?][] que prestigia àquele que possui o brinquedo mais avançado[.] Ambos os fatores se unem para garantir o consumo contínuo, descartando o que se torna fora de moda.

Esse consumo em massa aplicado à infância gerará dependência material, realimentando o consumismo em uma escala muito maior, já que este indivíduo estará adestrado a comprar de maneira inconsciente e o fará por toda a vida.[A = onde está o argumento que comprove essa ideia?]

Tal problema se torna ainda mais grave ao mencionar que esse consumo desenfreado estará, por mais de 60 anos, sustentando e promovendo a expansão da fronteira agrícola a importantes biomas que já se apresentam em condições críticas.[A = fonte?] O resultado desses indivíduos contribuindo com essa questão[,] de tal maneira, trará fortes impactos ambientais a todos os ecossistemas, gerando grande caos aos habitantes do planeta.[F = onde está isso em sua tese?]
[G = sua redação está praticamente expositiva, não há argumentos fundamentando suas ideias, somente informações sobre o assunto.]
Dessa forma, fica claro que a publicidade infantil não traz problemas apenas ao indivíduo suscetível a ela, mas a todos os componentes da biosfera[F = você não colocou isso na sua tese]. Portanto, é necessário que hajam leis que proíbam a atuação de estratégias de mercado sobre o público infantil[E = como? Por quem? ]. E que em seu lugar, sejam instauradas programações educativas que revelem ao jovem que, na realidade, as questões de superioridade decorrentes da atribuição de valor ao que se possui, como diz Platão[,] no Mito da Caverna; são meras ilusões projetadas pelas classes dominantes.

Nota:
I
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
II
100
Você atingiu 50% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.


Última edição por Francis Bacon em Seg Jun 12, 2017 10:29 pm, editado 2 vez(es)
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Mensagem por weldner12 Seg maio 15, 2017 11:11 am

Obrigado, procedimento atendido!

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