TEMA: O suicídio entre os jovens brasileiros: como enfrentar esse problema?

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Mensagem por silvana peixe Ter maio 02, 2017 2:01 pm

Causas mortis
O suicídio está em meio a todas as sociedades e vem aumentando constantemente, matar-se a si mesmo é uma realidade. Uma questão pouco debatida, porém o número de pessoas que praticam o ato de tirar a própria vida prolonga-se silenciosamente.  

Há uma preocupação de saúde em muitos países em relação com comportamentos suicidas, pois estima-se que morrem anualmente de suicídio em todo o mundo pelo menos um milhão de pessoas envolvendo especialmente o âmbito juvenil, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o índice está na faixa dos 15 a 29 anos, onde os jovens estão em principal ponto de sinal de alerta pois têm buscado cometer esse ato cada vez mais e dessa maneira a parcela de óbitos já é mais frequente que por HIV.  

Esse conflito muitas vezes pode ser até mesmo propagado através das mídias sociais que atualmente tem uma considerável influência, tal como casos de páginas que são criadas no Facebook  que incentivam os jovens a se auto-mutilarem e, posteriormente, cometerem o suicídio. O bullycídio está também relacionado como uma das principais causas, ocasionado pela vulnerabilidade do adolescente frente ao bullying que podem se deparar na escola e até mesmo na internet e é importante ressaltar que a depressão está em meio a todo o processo, onde duas coisas podem acontecer: decidir buscar ajuda ou vir a tentar suicidar-se.

Sendo assim, precisa-se uma avaliação geral em relação aos fatos que podem serem relacionados a essa prática. Por meio de palestras realizadas pelo MEC e o MS nas escolas que expliquem sobre o assunto aos pais e estudantes, visando passar um apoio e conhecimento sobre o assunto, dado que é um conjunto de atribuições que estão interligadas em diferentes áreas do quotidiano da população.

silvana peixe
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Mensagem por Francis Bacon Seg maio 15, 2017 2:52 am

Causas mortis
O suicídio está em meio a todas as sociedades e vem aumentando constantemente, matar-se a si mesmo[!] é uma realidade. [C] Uma questão pouco debatida, porém[,] o número de pessoas que praticam o ato de tirar a própria vida prolonga-se silenciosamente.

Há uma preocupação de saúde em muitos países em relação com comportamentos suicidas[.] De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS)[,] estima-se que morrem anualmente de suicídio em todo o mundo pelo menos um milhão de pessoas[,] envolvendo especialmente o âmbito juvenil. No Brasil, o índice está na faixa dos 15 a 29 anos[? = o índice da pesquisa não era o número de jovens? Aqui tá parecendo a idade.], onde[C = no qual] os jovens estão em principal ponto de sinal de alerta pois têm buscado cometer esse ato cada vez mais[A = fonte?] e[,] dessa maneira[C][,] a parcela de óbitos já é mais frequente que por HIV[? = completamente confuso].

Esse conflito muitas vezes pode ser até mesmo propagado através das mídias sociais que atualmente tem uma considerável influência, tal como casos de páginas que são criadas no Facebook que incentivam os jovens a se automutilarem e, posteriormente, cometerem o suicídio. O bullycídio[!] está também relacionado como uma das principais causas, ocasionado pela vulnerabilidade do adolescente frente ao bullying que podem se deparar na escola e até mesmo na internet e[,] é importante ressaltar que[,] a depressão está em meio a todo o processo, onde[C = em que] duas coisas podem acontecer: decidir buscar ajuda ou vir a tentar suicidar-se[E].

Sendo assim, precisa-se uma avaliação geral em relação aos fatos que podem serem[N] relacionados a essa prática. Por meio de palestras realizadas pelo MEC e o MS[E] nas escolas que expliquem sobre o assunto aos pais e estudantes, visando passar um apoio e conhecimento sobre o assunto, dado que é um conjunto de atribuições que estão interligadas em diferentes áreas do quotidiano da população.

Nota:
I
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
II
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
V
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência ou repetição de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.
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