TEMA: A questão dos refugiados no mundo contemporâneo

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Mensagem por leorezendd Sáb Jun 10, 2017 3:33 pm

Mundo Positivo

As guerras internas tem ganhado destaque na atualidade, ocorrentes principalmente em territórios orientais, tem tido aumentos significativos nos últimos anos. Cada vez piores, em reflexo dos avanços tecnológicos de armas e bombas, observamos uma alta taxa de conflitos que estão tendo cada vez mais poder de destruição, caos e deixando medo onde é vivido.

O medo por sua consequência, causa desespero nos moradores dessas zonas de conflito, que em grande maioria decidem buscar refugio em países vizinhos, procurando fugir do terror consequente da guerra. Um processo que não é tão fácil e nem sempre é concluso por todos, muitos sofrem acidentes ou são surpreendidos pelas condições adversas da viagem, vindo a óbito em busca da evasão.

Caos que não termina quando chegam ao destino, onde há uma superlotação de refugiados, e as condições de convivência é limitada. Como se não bastasse as limitações implicadas pelo excesso de imigrantes, os refugiados sofrem com o choque cultural, e a baixa aceitação dos governos, que deliberadamente não querem se envolver com altos índices imigratórios em seus países.

Sofrimento, atrás de sofrimento, quem luta por eles, e quem é a voz deles? Paises cujo a taxa de desenvolvimento, e a capacidade financeira é superior poderiam comprar a ideia de produzir uma histórica mudança no cenário dos refugiados. Porém procuram recuar diante do problema que esta debaixo dos nossos olhos, e o deixam sem resolução.

Diante desse triste cenário, onde não há esperança aos refugiados, podemos levantar diferentes conscientizações, em reuniões com Chefes de Estado, buscando discussões de quais são capazes de atribuir as maiores ajudas, beneficiando cada vez mais os refugiados, que precisam de uma nova oportunidade de recomeçar e mostrar que também são aptos a crescer, e retribuir toda a ajuda direcionada a eles.

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Mensagem por Francis Bacon Dom Jun 18, 2017 3:56 am

 Mundo Positivo
As guerras internas têm[N] ganhado destaque na atualidade, ocorrentes principalmente em territórios orientais, têm[N] tido aumentos significativos nos últimos anos. Cada vez piores, em reflexo aos[C] avanços tecnológicos de armas e bombas, observamos uma alta taxa de conflitos que estão tendo cada vez mais poder de destruição e[C] caos[,][C] deixando medo onde é vivido.

O medo[R] por sua consequência[][N] causa desespero nos moradores dessas zonas de conflito[] que[,] em sua grande maioria[,] decidem buscar refúgio em países vizinhos, procurando fugir do terror consequente da guerra. [C] Um processo que não é tão fácil e nem sempre é concluso por todos, [C] muitos sofrem acidentes ou são surpreendidos pelas condições adversas da viagem, vindo a óbito em busca da evasão.

[C] Caos que não termina quando chegam ao destino, onde há uma superlotação de refugiados, e as condições de convivência é limitada. Como se não bastasse as limitações implicadas pelo excesso de imigrantes, os refugiados sofrem com o choque cultural[] e a baixa aceitação dos governos[] que deliberadamente não querem se envolver com altos índices imigratórios em seus países.

[C]Sofrimento, atrás de sofrimento[R][N], quem luta por eles[] e quem é a voz deles? Países cujo a taxa de desenvolvimento[] e a capacidade financeira é superior poderiam comprar a ideia[n] de produzir uma histórica mudança no cenário dos refugiados. Porém[,] procuram recuar diante do problema que esta debaixo dos nossos olhos[N], e o deixam sem resolução.

Diante desse triste cenário, onde não há esperança aos refugiados, podemos levantar diferentes conscientizações[] em reuniões com Chefes de Estado, buscando discussões de quais são capazes de atribuir as maiores ajudas, beneficiando cada vez mais os refugiados, que precisam de uma nova oportunidade de recomeçar e mostrar que também são aptos a crescer[] e retribuir toda a ajuda direcionada a eles.

Nota:
I
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
II
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
III
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
IV
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
V
80
Você atingiu 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência ou repetição de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.
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