TEMA: A questão do aumento de casos de suicídio no Brasil.

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Mensagem por Anônimo Ter Jun 06, 2017 5:30 pm

Historicamente, com a prática do tráfico negreiro no período colonial, negros africanos submetidos a condições precárias nas transportações, tendiam a optar por tirar a própria vida. No século XXI, com o advento da globalização, à disseminação de práticas suicidas têm crescido em exacerbado, tornando-se um problema social, demográfico​ e que afeta fortemente o público juvenil brasileiro.
       
As mídias sociais (Facebook, Whatsapp...) são os principais locais de atuação de grupos suicidas, que por meio de desafios, promovem apologia ao suicídio. O desafio "Blue Whale", recentemente noticiado, mostra como atuam esses grupos para a difusão desta prática, fazendo com que o número de óbitos aumente, diminuindo desta forma o crescimento vegetativo do país. Além de desestruturar psicologicamente à família das vítimas.
     
Outro fator a ressaltar é a presença dos pais na vida pessoal das crianças e adolescentes, visto que é neste período que passam a consolidar sua personalidade, e simultâneo a isto, ocorre a presença de crises que infringem o bem-estar físico e psicológico desse público. Segundo o pai da psicanálise, Sigmund Freud: A infância é a fase primordial ao desenvolvimento pessoal do ser humano.
       
Portanto, devido aos problemas congendrados pela globalização e a disseminação de grupos suicidas por meio das mídias sociais é vigente que o Estado intervenha com uma política que fiscalize praticantes de tal ato, para que desta forma, possa se chegar aos envolvidos e consequentemente extinguir seus grupos. Ademais, é importante que o Governo do Estado e a prefeitura criem projetos de conscientização nos centros urbanos, bairros e nas escolas a fim de promover o debate sobre o tema e suas precauções.

Anônimo
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TEMA: A questão do aumento de casos de suicídio no Brasil. Empty Re: TEMA: A questão do aumento de casos de suicídio no Brasil.

Mensagem por Francis Bacon Sex Jun 09, 2017 3:50 am

Historicamente, com a prática do tráfico negreiro no Período Colonial, negros africanos submetidos à condições precárias nas transportações, tendiam a optar por tirar a própria vida. No século XXI, com o advento da globalização, à disseminação de práticas suicidas[plural] têm crescido em exacerbado, tornando-se um problema social, demográfico[,] e que afeta fortemente o público juvenil brasileiro.

As mídias sociais (Facebook, Whatsapp...) são os principais locais de atuação de grupos suicidas[] que[,] por meio de desafios, promovem a apologia ao suicídio. O desafio "Blue Whale", recentemente noticiado, mostra como atuam esses grupos para a difusão desta prática, fazendo[? = a notícia está contribuindo para o aumento?] com que o número de óbitos aumente, diminuindo[! = confusão e gerundismo!!!] desta forma[,] o crescimento vegetativo do país[A = fonte?]. Além de desestruturar psicologicamente à família das vítimas[E].[F = sua redação é sobre o desafio blue whale ou sobre o aumento do suicídio? Na tese você traz PRATICAS e aqui no desenvolvimento fala apenas de um desafio que, por sinal, acabou de surgir. Do advento da globalização até os tempos atuais já aconteceram muitas coisas além desse desafio. O Blue Wave inventou o suicídio no Brasil?!]

Outro fator a ressaltar é a presença dos pais na vida pessoal das crianças e adolescentes, visto que é neste período que passam a consolidar a sua personalidade[] e[,] simultâneo a isso, ocorrem a presença de crises que infringem o bem[]estar físico e psicológico desse público. Segundo o pai da psicanálise, Sigmund Freud: a infância é a fase primordial ao desenvolvimento pessoal do ser humano.[A = e dai o que Freud disse?! O que isso tem a ver com o problema do aumento de suicídios pelo qual foi cobrado no tema? Como se desenvolveu? EXPLIQUE!!!]

Portanto, devido aos problemas congendrados[!] pela globalização e a disseminação de grupos suicidas[F = você só abordou um] por meio das mídias sociais é vigente que o estado intervenha com uma política que fiscalize praticantes de tal ato, para que[,] desta forma, possa se chegar aos envolvidos e consequentemente extinguir seus grupos. Ademais, é importante que o governo do estado e a prefeitura criem projetos de conscientização nos centros urbanos, bairros e nas escolas a fim de promover o debate sobre o tema e suas precauções.

Nota:
I
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
II
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
IV
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
V
100
Você atingiu 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.
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