TEMA: A questão do aumento de casos de suicídio no Brasil.
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TEMA: A questão do aumento de casos de suicídio no Brasil.
As mídias sociais (Facebook, Whatsapp...) são os principais locais de atuação de grupos suicidas, que por meio de desafios, promovem apologia ao suicídio. O desafio "Blue Whale", recentemente noticiado, mostra como atuam esses grupos para a difusão desta prática, fazendo com que o número de óbitos aumente, diminuindo desta forma o crescimento vegetativo do país. Além de desestruturar psicologicamente à família das vítimas.
Outro fator a ressaltar é a presença dos pais na vida pessoal das crianças e adolescentes, visto que é neste período que passam a consolidar sua personalidade, e simultâneo a isto, ocorre a presença de crises que infringem o bem-estar físico e psicológico desse público. Segundo o pai da psicanálise, Sigmund Freud: A infância é a fase primordial ao desenvolvimento pessoal do ser humano.
Portanto, devido aos problemas congendrados pela globalização e a disseminação de grupos suicidas por meio das mídias sociais é vigente que o Estado intervenha com uma política que fiscalize praticantes de tal ato, para que desta forma, possa se chegar aos envolvidos e consequentemente extinguir seus grupos. Ademais, é importante que o Governo do Estado e a prefeitura criem projetos de conscientização nos centros urbanos, bairros e nas escolas a fim de promover o debate sobre o tema e suas precauções.
Anônimo- Aprendiz
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Re: TEMA: A questão do aumento de casos de suicídio no Brasil.
As mídias sociais (Facebook, Whatsapp...) são os principais locais de atuação de grupos suicidas[] que[,] por meio de desafios, promovem a apologia ao suicídio. O desafio "Blue Whale", recentemente noticiado, mostra como atuam esses grupos para a difusão desta prática, fazendo[? = a notícia está contribuindo para o aumento?] com que o número de óbitos aumente, diminuindo[! = confusão e gerundismo!!!] desta forma[,] o crescimento vegetativo do país[A = fonte?]. Além de desestruturar psicologicamente à família das vítimas[E].[F = sua redação é sobre o desafio blue whale ou sobre o aumento do suicídio? Na tese você traz PRATICAS e aqui no desenvolvimento fala apenas de um desafio que, por sinal, acabou de surgir. Do advento da globalização até os tempos atuais já aconteceram muitas coisas além desse desafio. O Blue Wave inventou o suicídio no Brasil?!]
Outro fator a ressaltar é a presença dos pais na vida pessoal das crianças e adolescentes, visto que é neste período que passam a consolidar a sua personalidade[] e[,] simultâneo a isso, ocorrem a presença de crises que infringem o bem[]estar físico e psicológico desse público. Segundo o pai da psicanálise, Sigmund Freud: a infância é a fase primordial ao desenvolvimento pessoal do ser humano.[A = e dai o que Freud disse?! O que isso tem a ver com o problema do aumento de suicídios pelo qual foi cobrado no tema? Como se desenvolveu? EXPLIQUE!!!]
Portanto, devido aos problemas congendrados[!] pela globalização e a disseminação de grupos suicidas[F = você só abordou um] por meio das mídias sociais é vigente que o estado intervenha com uma política que fiscalize praticantes de tal ato, para que[,] desta forma, possa se chegar aos envolvidos e consequentemente extinguir seus grupos. Ademais, é importante que o governo do estado e a prefeitura criem projetos de conscientização nos centros urbanos, bairros e nas escolas a fim de promover o debate sobre o tema e suas precauções.
Nota:
I | 120 | Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual. |
II | 140 | Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido. |
III | 120 | Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido. |
IV | 160 | Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
V | 100 | Você atingiu 50% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.* |
[!] | Evite | [A] | Argumentação | [D] | Descritivo | [F] | Fuga de Tema ou Tese | [N] | Norma Culta | [P] | Prolixo |
[?] | Confuso | [C] | Conectivo | [E] | Explique/Explicite | [G] | Gênero Textual | [R] | Repetido | ||
[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos. [?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico. [A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???); [C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado. [D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato). *lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*. [E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado. *o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer* [F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto. [G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo. [N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular. [P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia. [R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual. |
Francis Bacon- Corretor
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