TEMA: O aumento da depressão entre os jovens no Brasil

Ir para baixo

TEMA: O aumento da depressão entre os jovens no Brasil Empty TEMA: O aumento da depressão entre os jovens no Brasil

Mensagem por mbmendes Dom Set 03, 2017 4:53 pm

O mal do século tem nome, causa e consequência: Depressão. Caracterizada pela falta de vitalidade, introspecção e isolamento a doença tem preocupado a OMS com seu impressionante aumento, principalmente por sua ocorrência ter sido mais frequente entre os jovens. Este fato se dá como consequência do atual modelo de felicidade incumbido na sociedade e pelo desconhecimento acerca da doença.

Em primeiro lugar, o conceito de felicidade explanado entre os jovens norteia a ideia de consumismo e realizações que muitas vezes são inalcançáveis em vista da realidade em que vivemos. O não alcance de um bom status, dinheiro, formação acadêmica renomada, realização de viagens e afins geram frustração e um declínio nas perspectivas de vida do jovem, o que pode ser um gatilho para a depressão.

Outro panorama que deve ser avaliado é o desconhecimento populacional acerca da depressão, o que acaba causando a banalização do tema. Observa – se continuamente a ocorrência de comentários que criticam a depressão em torno dos jovens relacionando – a a ”falta do que fazer” ou até mesmo a “exageros de comportamento” por parte do depressivo. Isso gera um desamparo e muitas vezes faz com que o jovem se iniba, não busque ajuda e o quadro se agrave.

Em vista disso, tem – se como alternativa para a redução dos casos de depressão entre os jovens, a atuação do Ministério da Educação na promoção de palestras e eventos voltados para o tema dentro das instituições de ensino a fim de ampliar o conhecimento e a conscientização a respeito da depressão. Além disso, o Ministério da Saúde deve criar dentro das unidades básicas de saúde uma ala direcionada ao atendimento psicológico dos moradores de cada região para que seja possível a realização de um acompanhamento mais próximo e conciso.

mbmendes
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 03/09/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos