TEMA: Destino do Lixo no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: Destino do Lixo no Brasil Empty TEMA: Destino do Lixo no Brasil

Mensagem por caiqueESA Qua Jun 21, 2017 10:42 pm

Ao longo do processo de formação do Estado Brasileiro, do século XVI ao XXI, nota-se o descaso do destino para o lixo. Nesse sentido, observa-se uma relação entre a educação e o futuro do Brasil. Com isso, surge a problemática da poluição ligada à realidade do país, seja pela lenta mudança da mentalidade social, seja pelos problemas ambientais.

É indubitável que a questão educacional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agir e pensar. Ao seguir essa linha de pensamento, percebe-se que a preparação da poluição por conta do lixo se encaixa na teoria do sociólogo, uma vez que se uma criança vive em uma sociedade com esse comportamento, tende a adotá-lo também por causa da vivência em grupo. Assim, a continuação do pensamento de ignorar a importância do tratamento de resíduos sólidos, transmitido de geração a geração, funciona como forte base para a poluição, perpetuando o problema no Brasil.

Outrossim, destacam-se os problemas ambientais como consequência de não tratar o lixo na forma correta. Dessa maneira, alienados pelo capitalismo selvagem e pelos subvertidos valores líquidos da atualidade, os governantes negligenciam a necessidade de mudança dessa realidade envolta sobre o lixo. Alagamentos de centros urbanos causados pelos resíduos levados na chuva, além do mau cheiro, é um exemplo que ocorre no rio Tietê, em São Paulo. Desse modo, evidencia-se a importância de práticas visando o aprimoramento do desenvolvimento sustentável como forma de combate à problemática.

Entende-se, portanto, que a ineficiência da destinação adequada do lixo é um mal para a sociedade brasileira. A fim de atenuar o problema, o Governo Federal deve elaborar um plano diferencial para tratamento desses resíduos, além de melhorar o acesso da população à lixeira, aliado à esfera estadual e municipal do poder. Ainda cabe às escolas criarem palestras sobre poluições, visando informar crianças e adolescentes sobre essa chaga social, diminuindo, assim, o descaso no tratamento do lixo.

caiqueESA
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 19/06/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Destino do Lixo no Brasil Empty Re: TEMA: Destino do Lixo no Brasil

Mensagem por Francis Bacon Dom Jun 25, 2017 5:24 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos