TEMA: Depressão na Adolescência

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: Depressão na Adolescência Empty TEMA: Depressão na Adolescência

Mensagem por Laura Alves Sex Jul 07, 2017 8:02 pm

A depressão na adolescência passou a ser, de certa forma, um tabu para muitos nos dias de hoje. Culpa ou até mesmo vergonha por está apresentando sintomas de uma doença, que para muitos não passa de “frescura”, fazem com que jovens com idades entre 14 e 25 anos sofram calados com esse mal, que atinge aproximadamente 30% dos jovens.

Ultimamente, podemos acompanhar diversas noticias a respeito do suicídio entre os jovens, que tem crescido assustadoramente no Brasil, porém essas estatísticas atuais só confirmam o que já vem acontecendo a muito tempo, e que não tinham tanta “importância” para as mídias sociais, como tem tido. A tão falada “Baleia Azul” passou a ser um assunto muito comentado nos dias de hoje. Mas se não tivesse a “Baleia”? o suicídio estaria sendo tão discutido assim? talvez não.

Segundo Immanuel Kant, “O ser humano é aquilo que a educação faz dele” e isso nos leva a crer que, sem uma instrução necessária, os jovens poderão simplesmente cair nessa “armadilha psicológica” chamada depressão, que deve ser tratada no primeiro momento em que se descobre, porque caso o contrário pode se transformar em sérios conflitos. Diversos órgãos, que deveriam ser responsáveis por alertar e instruir os jovens, não fazem absolutamente nada para tentar diminuir essas estatísticas alarmantes, que chocam a todos.

Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema. O MEC, deveria
criar programas educacionais com palestras para os alunos, ministradas por especialistas no assunto. Além disso, uma alternativa que pode ser bastante eficiente na resolução desse impasse, seria a implantação de atendimentos especializados nas unidades dos sistemas únicos de saúde, com acompanhamento direto de psicólogos e psiquiatras. Outra solução muito viável é a prevenção, que deve ser feita com muito dialogo pelos pais.

Laura Alves
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 07/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Depressão na Adolescência Empty Re: TEMA: Depressão na Adolescência

Mensagem por Francis Bacon Ter Set 19, 2017 9:58 pm

*Redação em processo de correção*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos