TEMA: Caminhos para combater o racismo no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: Caminhos para combater o racismo no Brasil Empty TEMA: Caminhos para combater o racismo no Brasil

Mensagem por Ketlen Viana Sáb Jul 15, 2017 8:33 pm

Existe apenas uma raça: A Humana

Violência, perseguição, vergonha, esses são apenas alguns exemplos que a etnia africana foi obrigada à aceitar ao longo da história. Neste contexto de crueldade, cabe se questionar se a espécie humana evolui de fato para Homo Sapiens, dotado de inteligência, ou continua apenas sendo Homo Faber, agindo sem considerar causas e consequências de suas atitudes, muitas vezes desumanas.

Uma vez que, desde a antiguidade, na Grécia antiga, já se constata a presença do modo de produção escravo, que inclusive, influenciou o surgimento da filosofia, ciência na qual busca-se a verdade, porém, estavam ainda muito longe de alcançá-la no que se refere à humanidade. O problema persistiu, logo após com a diáspora africana, na qual, os negros foram levados para outros países para continuarem à servir de escravos àqueles que se consideravam raças superiores.

O Brasil é um grande exemplo de toda essa monstruosidade, pois é marcado desde o tempo colonial pelo regime escravocrata. No entanto, pode-se peceber atualmente, um avanço da conscientização a fim de mitigar o sofrimento desse povo no país, por meio de ações afirmativas e da lei 7.716 que garante punição aos que cometerem qualquer ato de discriminação. Diante dessas medidas protetivas, muitos se posicionam contra, neste caso, não devem ter se colocado no lugar dos que realmente sofreram, pois, segundo Daniel Goleman em seu livro Inteligência Emocional, a empatia é característica fundamental para o crescimento interpessoal.

Sendo assim, para que a humanidade seja considerada como Homo Sapiens, o Ministério da Educação deveria implantar, já nas séries iniciais, disciplinas que desenvolvam o ser na sua essência, trabalhando em cada indivíduo o conceito de esclarecimento, ou seja, quebrar estereótipos culturais e aprender a pensar por si só, como orienta Immanuel Kant, partindo do princípio ensinado por Nelson Mandela, que se o ser humano pode aprender a odiar, pode também ser ensinado à amar.

Ketlen Viana
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 14/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Caminhos para combater o racismo no Brasil Empty Re: TEMA: Caminhos para combater o racismo no Brasil

Mensagem por Francis Bacon Ter Set 19, 2017 10:04 pm

*Redação em processo de correção*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos