TEMA: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil Empty TEMA: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Mensagem por Thalyssa Martins Ter Jul 25, 2017 6:52 pm

Não esconda. Combata!       
   
“A escravidão durou aproximadamente 3 séculos. ” Relatam os livros de história do Brasil. Desde o descobrimento até a abolição, a população negra sofreu com o preconceito desvelado. Preconceito este, que perdura ainda no século XXI, porém atualmente, encoberto por trás de um véu. Véu que esconde, no entanto não o erradica. Por mais que seja conhecido internacionalmente como: “O país da diversidade cultural”, o Brasil ainda é cenário de diversos episódios de intolerância racial, causados pelo preconceito e desrespeito aos direitos humanos.

A Constituição garante o direito de ir e vir de todo indivíduo, independentemente de sua etnia. Entretanto, essa não é a realidade vivenciada por todos, uma vez que a discriminação ainda é corriqueira e evidente em casos de agressão física e moral contra negros. Tal fato, reforça que o preconceito permanece enraizado na mentalidade e nas atitudes de algumas pessoas. A falta de importância dada ao problema, evidencia-se através da escassa abordagem do assunto no ambiente escolar, ou mesmo, familiar. Logo, os casos de intolerância continuam a fazer parte da sociedade brasileira.

Por sua vez, dado desrespeito implica na questão dos direitos e deveres de cada cidadão coexistente em um país democrático. Tolerância e respeito, direitos e deveres fazem parte dos elos de uma mesma corrente que precisa ser atada na mentalidade e nas atitudes de cada indivíduo ciente de si e do mundo. Visto que, para Pierre Bordieu: “ A violação dos direitos humanos não consiste somente no embate físico, o desrespeito esta – sobretudo – na perpetuação de preconceitos que atentam contra a dignidade da pessoa humana ou de um grupo social. ”

Em síntese, para combater a discriminação racial no Brasil, torna-se de suma importância a aplicação de políticas de conscientização nas escolas, através de atividades que visem o respeito mútuo entre os alunos, ao mesmo, deve-se aliar reuniões de pais e professores, com o intuito de reforçar no círculo familiar a didática passada através do ensino. Ademais, a aqueles que forem punidos através da lei antirracismo, deve-se adicionar a pena, sessões de psicologia cidadã, através da qual o agressor posa tornar-se capaz de respeitar toda e qualquer diferença étnica ou racial, quando reinserido na sociedade. Dessa forma, o Brasil deixará de esconder o preconceito, para finalmente combatê-lo.

Thalyssa Martins
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 2
Pontos : 6
Data de inscrição : 25/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil Empty Re: TEMA: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

Mensagem por Francis Bacon Ter Set 19, 2017 10:14 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos