TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira Empty TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Mensagem por fc8855 Ter Ago 01, 2017 12:54 pm

Foi no ano de 2015 na cidade de Mariana-MG em que ocorreu um dos maiores desastres ambientais no Brasil, ocorrendo um vazamento de milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos minerais. Como resultado, poluiu rios e lagos, causando a morte de vários animais e também deixou várias pessoas desabrigadas devido a destruição de suas casas. Em síntese, causou a destruição da natureza e prejudicou muitas famílias.

Devido a irresponsabilidade do homem, o lixo tem sido um dos principais vilões da natureza e da humanidade. Entretanto, Já dizia Mahatma Gandhi: A natureza suprime todas as necessidades do homem, menos sua ganância. Tendo em vista que, a preocupação do homem cada vez mais direcionada para seu ganho próprio, atribuído com a precariedade de leis e fiscalizações, tem contribuído eficazmente para destruição da natureza e para os animais que dependem do habitat para viverem. Ademais, o assoreamento e o derramamento de resíduos químicos em lagos e rios tem prejudicado famílias de comunidades ribeirinhas que deles tiram seu sustento, que, por vez, acabam contaminados pela água poluída.

Constata-se também que, o lixo é um dos principais causadores de endemias e de novas doenças para a sociedade. Uma vez que, o lixo a céu aberto nas ruas e lixões, torna-se um emissor de gases poluentes e prejudiciais a saúde, como por exemplo o gás metano e o enxofre. Sendo também, abrigo para animais transmissores de doenças como ratos, baratas e o mosquito Aedes Eegypti transmissor da dengue. Portanto a precária educação nas escolas e, a falta de consciência da sociedade colabora para a catalização do problema.

Está claro que, as atitudes do homem e seus hábitos, tem sido um risco para a vida natural do planeta e prejudicial a si mesmo. Portanto, no Brasil, necessita-se a criação de novas leis e severas, e uma maior frequência de fiscalizações por meio do governo, para que haja controle no descarte do lixo de empresas, instituições e pessoas. Ademais, Nas escolas, o incentivo a reciclagem colaboraria para o estimulo do exercício da cidadania, inibindo problema do lixo em ruas, lagos e terrenos abandonados nas cidades brasileiras. Analogamente, com ajuda do governo em parceria com instituições privadas, as universidades, com incetivo a pesquisas, poderiam desenvolver novas formas de combate a poluição causada pelo o lixo, diminuindo os efeitos prejudiciais aos seres vivos do planeta, e tornando-se um mundo limpo e melhor para se viver.

fc8855
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 31/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira Empty Re: TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Mensagem por Francis Bacon Ter Set 19, 2017 10:07 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos