TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira Empty TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Mensagem por weldner12 Sáb Jul 22, 2017 7:44 pm

Recompensando a educação.

Com a crescente evolução do sistema de produção capitalista, o homem viu-se capaz de produzir em larga escala e em pouco tempo; essa produção, no entanto, acontece de forma mais acelerada que a decomposição natural de resíduos. Nesse sentido, países como o Brasil, que não possuem infraestrutura para lidar com o problema, acabam por acumular grande quantidade de lixo no país, gerando complicações para a sociedade e ambiente. Logo, é preciso atentar-se aos fatores que impedem a limpeza - falta de conhecimento da parcela carente da população e a escassez  de programas ambientais.

A baixa escolaridade promove a deposição inadequada dos detritos. Isso é notório pelo lixo acumulado em bairros periféricos, uma vez que a educação é a principal responsável pelo exercício da cidadania. Sendo assim, o povo marginalizado de conhecimento tende a consumir e não dar o fim adequado aos resíduos. Dessa forma, a concentração de lixo nas ruas das periferias é, geralmente, causa do povo com menor escolaridade.

A falta de programas práticos impede a mudança de costumes. Isso acontece porque o homem necessita de exercício constante para adquirir um hábito diferente.Nesse aspecto, palestras e panfletos se mostram ineficazes no combate ao acúmulo de lixo, visto que a mensagem será captada e logo descartada. Nesse sentido, o indivíduo apresenta grande resistência à simples conscientização.

Sabe-se que o lixo é prejudicial à saúde humana e aos ecossistemas. Portanto, a mobilidade de toda a sociedade é necessária. Assim, é preciso que o Ministério da Educação direcione o ensino às aplicações no cotidiano, de forma a revelar à população as  consequências dos mais variados atos, e não só a importância, mas também como dar um destino apropriado ao
lixo. Além disso, para que a sociedade possa tornar-se efetivamente consciente, é de suma importância a implantação de projetos governamentais ativos, aumentando a quantidade de lixeiras de reciclagem  nas ruas, juntamente a um quadro de exemplos que cita o destino correto dos materiais mais consumidos, ainda sendo relevante um sistema eletrônico de recompensas (fiscalizado), que dá pontos a quem reciclar, podendo ser trocados por pequenos prêmios. Feito isso, a população brasileira poderá tirar maior proveito do desenvolvimento enquanto minimiza os problemas ambientais.

weldner12
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 18
Pontos : 44
Data de inscrição : 30/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira Empty Re: TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Mensagem por Francis Bacon Ter Set 19, 2017 10:14 pm

*Redação com Problemas*

Possíveis causas:

  1. Envio de várias redações sem esperar a correção da primeira ou com uma correção já em andamento.
  2. Gênero textual fora do padrão ENEM (dissertativo-argumentativo).
  3. Repetição exagerada de erros no texto: vírgulas sem espaço, pontuação errada etc.
  4. Falha na diagramação.
  5. Texto digitalizado.

Consulte as regras para mais informações:
https://redacaonota1000.forumeiros.com/t65-regras-e-novo-aqui-quer-enviar-sua-redacao-seu-topico-sumiu-esta-na-lixeira-leia-este-topico
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos