TEMA: Adultizacao na infância e suas consequências.

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: Adultizacao na infância e suas consequências. Empty TEMA: Adultizacao na infância e suas consequências.

Mensagem por gabrielluna Qua Ago 16, 2017 7:26 pm

Sob o hedge da inocência

Com a queda do muro de Berlim, e o fim da Guerra Fria houve a consolidação do capitalismo em escala mundial. Em consequência do avanço desse sistema, várias mudanças afetaram o âmbito social. Uma delas ‘e a transformação das crianças e do seu papel na sociedade. Atualmente vem acontecendo um fenômeno de adultizacao, que por sua vez, promove a erotização da figura infantil, além de impor expectativas típicas da adolescência e da fase adulta aos infantes. Sendo assim, esse processo deve ser extinguido pois  ‘e nocivo ao pleno desenvolvimento psicossocial das crianças.

Em uma primeira análise, deve-se salientar que a infância ‘e a fase mais importante para a formação da personalidade de um indivíduo. Nessa fase, as brincadeiras despreocupadas, a interação com outras crianças, e a linguagem fazem parte de um processo de aprendizagem. Quando ocorre a adultizacao etapas de desenvolvimento psicológico são excluídas da infância. Segundo o filosofo britânico John Locke, em sua obra, Ensaio acerca de entendimento humano, todas as pessoas nascem sem conhecimento algum, e todo o processo de conher, do saber e do agir ‘e aprendido através da experiencia.

Além disso, a caracterização de crianças como adultos, impõe a elas padrões de comportamento e apresentação fora de seu alcance. A insistência para atingir essas metas, interfere também na saúde física das mesmas. Nesse sentido, as exigências de da sociedade tornam-se desejos pessoais. Então, afim de atender as expectativas, meninas começam a usar salto alto muito novas; abusam de maquiagem e outros produtos químicos; e buscam roupas mais justas que evidenciem curvas que, majoritariamente, elas não possuem. Paralelamente, meninos copiam a postura de homens: aderem a um vocabulário obsceno; optam por posturas mais agressivas, tentando esconder seu lado infantil; e entram na academia muito jovens para atender aos padrões de beleza.

Tendo em vista a adultizacao na infância e suas consequências, ‘e necessário então, que as famílias atuem em conjunto com as escolas afim de extinguir esse fenômeno. Nesse contexto, cabe ‘as famílias educar suas crianças de forma adequada através da garantia da preservação de uma infância livre de influências, expectativas e responsabilidades da vida adulta. Já a’ escola, cabe promover um ambiente de aprendizado baseado em brincadeiras e atividades infantis, que possibilitem ‘as crianças se desenvolverem em seu próprio ritmo, para que possam aproveitar sua inocência.

gabrielluna
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 3
Pontos : 9
Data de inscrição : 16/08/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Adultizacao na infância e suas consequências. Empty Re: TEMA: Adultizacao na infância e suas consequências.

Mensagem por Francis Bacon Dom Set 24, 2017 1:09 pm

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos