TEMA:Mobilidade Urbana
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TEMA:Mobilidade Urbana
O crescimento das cidades é nítido, mas estas não estão conseguindo abranger toda a população. Este fato fica comprovado quando espaços públicos não atendem as necessidades dos deficientes físicos, causando dificuldade e certo constrangimento para essa parte da população.
Outro problema da mobilidade urbana é a ineficaz dos transportes públicos e a falta de interesse em investir nos meios alternativos, como ciclovias. Pesquisas afirmam que entre os anos de 1995 e 2008, houve um acréscimo mínimo de ônibus nas grandes metrópoles. Fato inversamente proporcional ao crescimento da população e que afeta hodiernamente os brasileiros.
O ativista americano Martin Luther King disse que a melhor hora de fazer o que é certo é agora. Portanto, medidas são necessárias para resolver esses problemas. As secretarias de infraestrutura de cada cidade devem desenvolver uma política de mobilidade urbana para os deficientes físicos, com a intenção de tornar a cidade mais acessível para estes. Assim como a população deve exigir melhorias nos transportes públicos, fiscalizando os gastos e investimentos voltados para esse serviço e a conscientização e informação por meios de mídias digitais e propagandas de tv sobre outras alternativas de meios de transportes.
Alinls- Aprendiz
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Re: TEMA:Mobilidade Urbana
O crescimento das cidades é nítido, mas estas não estão conseguindo abranger toda a população. Este fato fica comprovado quando espaços públicos não atendem às necessidades dos deficientes físicos, causando dificuldade[E] e certo constrangimento para essa parte da população[E].[A = faltou um argumento concreto para comprovar o seu ponto de vista]
Outro problema da mobilidade urbana é a ineficaz[?] dos transportes públicos e a falta de interesse em investir nos meios alternativos, como ciclovias. Pesquisas afirmam que entre os anos de 1995 e 2008[A = dado meio antigo, não acha?], houve um acréscimo mínimo de ônibus nas grandes metrópoles. Fato[,] esse[,] inversamente proporcional ao crescimento da população e que afeta hodiernamente os brasileiros[A = fonte?].
O ativista americano Martin Luther King disse que a melhor hora de fazer o que é certo é agora. Portanto, medidas são necessárias para resolver esses problemas[! = Débora, é você?!]. As secretarias de infraestrutura de cada cidade devem desenvolver uma política de mobilidade urbana para os deficientes físicos[] com a intenção de tornar a cidade mais acessível para esses. Assim como a população deve exigir melhorias nos transportes públicos, fiscalizando os gastos e investimentos voltados para esse serviço e a conscientização e informação por meios de mídias digitais e propagandas de TV sobre outras alternativas de meios de transportes.
Nota:
I | 160 | O participante demonstra bom domínio da norma-padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma-padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não se repitam regularmente no texto. Assim, o participante que realizar poucos desvios leves ou pouquíssimos desvios graves pode receber essa pontuação. |
II | 140 | Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido. |
III | 140 | Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria. |
IV | 160 | Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria. |
V | 160 | Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento. |
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.* |
[!] | Evite | [A] | Argumentação | [D] | Descritivo | [F] | Fuga de Tema ou Tese | [N] | Norma Culta | [P] | Prolixo |
[?] | Confuso | [C] | Conectivo | [E] | Explique/Explicite | [G] | Gênero Textual | [R] | Repetido | ||
[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos. [?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico. [A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???); [C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado. [D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato). *lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*. [E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado. *o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer* [F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto. [G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo. [N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular. [P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia. [R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual. |
Francis Bacon- Corretor
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