TEMA:Mobilidade Urbana

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Mensagem por Alinls Sex maio 05, 2017 3:19 pm

Historicamente o Brasil investiu mais recursos em rodovias, sendo essas o meio mais utilizado pelos brasileiros para deslocamento. Entretanto, devido ao crescimento urbano e falta de investimentos nos transportes alternativos, o recurso rodoviário se tornou um grande problema para o país.

O crescimento das cidades é nítido, mas estas não estão conseguindo abranger toda a população. Este fato fica comprovado quando espaços públicos não atendem as necessidades dos deficientes físicos, causando dificuldade e certo constrangimento para essa parte da população.

Outro problema da mobilidade urbana é a ineficaz dos transportes públicos e a falta de interesse em investir nos meios alternativos, como ciclovias. Pesquisas afirmam que entre os anos de 1995 e 2008, houve um acréscimo mínimo de ônibus nas grandes metrópoles. Fato inversamente proporcional ao crescimento da população e que afeta hodiernamente os brasileiros.

O ativista americano Martin Luther King disse que a melhor hora de fazer o que é certo é agora. Portanto, medidas são necessárias para resolver esses problemas. As secretarias de infraestrutura de cada cidade devem desenvolver uma política de mobilidade urbana para os deficientes físicos, com a intenção de tornar a cidade mais acessível para estes. Assim como a população deve exigir melhorias nos transportes públicos, fiscalizando os gastos e investimentos voltados para esse serviço e a conscientização e informação por meios de mídias digitais e propagandas de tv sobre outras alternativas de meios de transportes.

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Mensagem por Francis Bacon Seg maio 15, 2017 2:52 am

Historicamente[,] o Brasil investiu mais recursos em rodovias[F = rodovia é diferente de transporte rodoviário], sendo essas o meio mais utilizado pelos brasileiros para deslocamento. Entretanto, devido ao crescimento urbano e falta de investimentos nos transportes alternativos, o recurso[E] rodoviário se tornou um grande problema para o país.

O crescimento das cidades é nítido, mas estas não estão conseguindo abranger toda a população. Este fato fica comprovado quando espaços públicos não atendem às necessidades dos deficientes físicos, causando dificuldade[E] e certo constrangimento para essa parte da população[E].[A = faltou um argumento concreto para comprovar o seu ponto de vista]

Outro problema da mobilidade urbana é a ineficaz[?] dos transportes públicos e a falta de interesse em investir nos meios alternativos, como ciclovias. Pesquisas afirmam que entre os anos de 1995 e 2008[A = dado meio antigo, não acha?], houve um acréscimo mínimo de ônibus nas grandes metrópoles. Fato[,] esse[,] inversamente proporcional ao crescimento da população e que afeta hodiernamente os brasileiros[A = fonte?].

O ativista americano Martin Luther King disse que a melhor hora de fazer o que é certo é agora. Portanto, medidas são necessárias para resolver esses problemas[! = Débora, é você?!]. As secretarias de infraestrutura de cada cidade devem desenvolver uma política de mobilidade urbana para os deficientes físicos[] com a intenção de tornar a cidade mais acessível para esses. Assim como a população deve exigir melhorias nos transportes públicos, fiscalizando os gastos e investimentos voltados para esse serviço e a conscientização e informação por meios de mídias digitais e propagandas de TV sobre outras alternativas de meios de transportes.

Nota:
I
160
O participante demonstra bom domínio da norma-padrão, apresentando poucos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma-padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos e os desvios foram eventuais. Desvios mais graves, como a ausência de concordância verbal ou nominal, não impedem que a redação receba essa pontuação, desde que não se repitam regularmente no texto. Assim, o participante que realizar poucos desvios leves ou pouquíssimos desvios graves pode receber essa pontuação.
II
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
140
Você atingiu 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
IV
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
V
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo, generalização; cópia de outros textos.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); argumento com verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.
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