TEMA: O “jeitinho brasileiro” em discussão no século XXI

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: O “jeitinho brasileiro” em discussão no século XXI Empty TEMA: O “jeitinho brasileiro” em discussão no século XXI

Mensagem por weldner12 Qui Set 21, 2017 2:50 pm

Purificação pelo ensino

De acordo com Jeremy Bentham, filósofo inglês, a corrupção é inerente ao ser humano. Sendo assim, o "jeitinho brasileiro", assim chamado pelo destaque do Brasil em relação a outros povos no acometimento de leis, é muito presente na atualidade, mostrando-se no alto índice de transgressões, principalmente quando tratam-se de economia. Dessa forma, é necessário atentar-se aos fatores que tornam o povo brasileiro tão suscetível a esse comportamento - a precariedade do ensino e os preços abusivos.

A educação é a base para o exercício da cidadania. Esse é um conceito já abordado por Kant e Francis Bacon, que veem o estudo como poder que confere autonomia ao indivíduo e permite a evolução da sociedade. Nesse sentido, a má qualidade de ensino no Brasil contribui para o aumento da transgressão de leis, uma vez que a concentração das mais variadas formas de corrupção é maior em bairros periféricos, onde a escolaridade é mais baixa. Assim, é impossível agir com integridade sem um conhecimento apropriado da ética.

O abuso do Estado sobre a população gera infratores. Isso ocorre, pois, de acordo com Locke, a exploração do cidadão ou a não garantia de seus direitos o permite rebelar-se contra o governo. Dessa maneira, a sonegação de impostos, roubo de sinal de TV a cabo e, entre outros, a pirataria, mostram-se como formas de rebelião. Portanto, as péssimas condições de vida do cidadão brasileiro promovem a corrupção dele.

Nota-se, então, que a população brasileira destaca-se na falta de integridade, principalmente, por fatores sociais e políticos que à tendenciam a tal comportamento. Sendo assim, a mobilização de órgãos federais é necessária. O Ministério da Educação deve reformular o ensino de forma que os cidadãos tenham noção de seu papel na sociedade. Isso pode ser feito pela maior enfatização nas disciplinas de filosofia e sociologia, tratando as questões éticas com o objetivo de ensinar a população a agir com base em seus deveres. Além disso, o brasileiro deve aprender a lidar com os abusos. Isso pode ser realizado, também pelo MEC, com a integração de um ensino constitucional básico nas escolas, possibilitando a comunidade brasileira à pressionar o Estado para a verdadeira exerção do bem comum, evitando impostos abusivos. Dessa forma, o que se conhece por "jeitinho brasileiro" passará a ser somente um degrau para a consolidação de um país íntegro.

weldner12
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 18
Pontos : 44
Data de inscrição : 30/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: O “jeitinho brasileiro” em discussão no século XXI Empty Re: TEMA: O “jeitinho brasileiro” em discussão no século XXI

Mensagem por weldner12 Qui Set 21, 2017 3:02 pm

Boa tarde, corretor!

Estou com bastante dificuldade em relação ao tempo de produção do meu texto, tenho demorado cerca de 2 horas ou mais pra terminar. Acho que tenho dificuldade na articulação das palavras, porque se eu preciso mudar qualquer coisa, eu acabo me perdendo e demorando um bom tempo pra formular uma outra frase que diga a mesma coisa.

Quando fiz a do Índio na sociedade eu estava bem mais rápido, mas depois de não ter escrito nada por um ou dois dias, passei a ter dificuldade novamente, chegando a demorar 2 horas pra nem sequer terminar o primeiro argumento e desistir. Será que é só questão de prática? Já decorei todas as perguntas pra estruturar a redação, não sei bem o que está acontecendo.

De qualquer forma, obrigado, fico muito feliz por sua volta e espero que esteja tudo bem por aí.

weldner12
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 18
Pontos : 44
Data de inscrição : 30/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: O “jeitinho brasileiro” em discussão no século XXI Empty Re: TEMA: O “jeitinho brasileiro” em discussão no século XXI

Mensagem por Francis Bacon Sáb Set 23, 2017 11:28 pm

*Redação com Problemas*

Possíveis causas:

  1. Envio de várias redações sem esperar a correção da primeira ou com uma correção já em andamento.
  2. Gênero textual fora do padrão ENEM (dissertativo-argumentativo).
  3. Repetição exagerada de erros no texto: vírgulas sem espaço, pontuação errada etc.
  4. Falha na diagramação.
  5. Texto digitalizado.

Consulte as regras para mais informações:
https://redacaonota1000.forumeiros.com/t65-regras-e-novo-aqui-quer-enviar-sua-redacao-seu-topico-sumiu-esta-na-lixeira-leia-este-topico
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: O “jeitinho brasileiro” em discussão no século XXI Empty Re: TEMA: O “jeitinho brasileiro” em discussão no século XXI

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos