TEMA: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI Empty TEMA: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

Mensagem por Mrosse Qui maio 04, 2017 1:52 pm

O filósofo francês Rousseau, dizia que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Logo, recai sobre o estado o dever de ressocializar os indivíduos que cometeram delitos. Entretanto, o governo brasileiro não vem cumprindo sua função, criando presídios com diversos problemas e que não cumprem seu papel de ressocialização, gerando grandes impactos negativos para a população.

Um dos grandes problemas encontrados nos presídios é a precária estrutura que eles possuem. Em grande parte das cadeias brasileiras, existem problemas físicos do imóvel, como instalações elétricas expostas, paredes deterioradas e grades enferrujadas, além de problemas conjunturais sociais, como alimentação miserável, falta de saneamento básico, e presos com doenças contagiosas sem receberem tratamento. Soma-se a tudo isso, uma imensa superlotação das prisões, que segundo o site de noticias G1, apresenta cerca de 70 porcento a mais de detentos do que vagas ofertadas.

A situação das penitenciárias, em geral, faz com que o processo de educação e ressocialização dos criminosos seja falho e inefetivo, gerando sérios problemas a sociedade. Com todos os impasses encontrados nas prisões, os detentos não conseguem receber a educação necessária para a ressocialização, muitas vezes saindo mais perigosos do que quando entraram, fazendo com que a população seja novamente vítima dos que já deveriam ter sido reeducados pelo estado.

Portanto, deve-se perceber que o sistema prisional brasileiro é defasado e problemático gerando efeitos negativos para a população. Para resolver este obstáculo, o Ministério da Justiça, através de parcerias publico-privadas, deve fazer a criação de dezenas de novas penitenciárias, e reformas nas já existentes, para que o problema da superlotação acabe. Por sua vez, o Ministério da Educação, deve seguir a citação do pensador Imannuel Kant "O homem é aquilo, que a educação faz dele " , estabelecendo nos presídios ,um sistema educacional técnico e superior, que ira ajudar os detentos a se socializarem na sociedade após o cumprimento de sua pena. Somente com medidas efetivas, poderemos criar um sistema prisional que não só pune, mas também educa.

Mrosse
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 02/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI Empty Re: TEMA: O sistema prisional brasileiro e seus efeitos no século XXI

Mensagem por Francis Bacon Seg maio 15, 2017 2:52 am

O filósofo francês Rousseau, dizia que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Logo, recai sobre o estado o dever de ressocializar os indivíduos que cometeram delitos. Entretanto, o governo brasileiro não vem cumprindo essa função, criando presídios com diversos problemas e que não cumprem seu papel de ressocialização, gerando grandes impactos negativos para a população.

Um dos grandes problemas[R] encontrados nos presídios[R] é a precária estrutura que eles possuem. Em grande parte das cadeias brasileiras, existem[] problemas físicos do imóvel, como instalações elétricas expostas, paredes deterioradas e grades enferrujadas, além de problemas conjunturais sociais, como alimentação miserável, falta de saneamento básico, e presos com doenças contagiosas sem receberem tratamento. Soma-se a tudo isso, uma imensa superlotação das prisões, que segundo o site de notícias G1, apresenta cerca de 70 por[]cento a mais de detentos do que vagas ofertadas.

[C] A situação das penitenciárias, em geral, faz com que o processo de educação e ressocialização[R] dos criminosos seja falho e inefetivo, gerando sérios problemas a sociedade. Com todos os impasses encontrados nas prisões, os detentos não conseguem receber a educação necessária para a ressocialização, muitas vezes saindo mais perigosos do que quando entraram, fazendo com que a população seja novamente vítima dos que já deveriam ter sido reeducados pelo estado.[A = faltou um argumento comprovando ou reforçando a sua ideia]

Portanto, deve-se perceber que o sistema prisional brasileiro é defasado e problemático gerando[! = você está usando muito gerúndio] efeitos negativos para a população[R]. Para resolver este obstáculo, o Ministério da Justiça, por meio de parcerias público-privadas, deve fazer a criação[?] de dezenas de novas penitenciárias[] e reformas nas já existentes[] para que o problema da superlotação acabe. Por sua vez, o Ministério da Educação[] deve seguir a citação do pensador Imannuel Kant "O homem é aquilo, que a educação faz dele " [] estabelecendo[,] nos presídios, um sistema educacional técnico e superior[] que ira ajudar os detentos a se socializarem na sociedade após o cumprimento de suas penas. Somente com medidas efetivas, poderemos criar um sistema prisional que não só pune como também educa.

Nota:
 
I
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
II
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
III
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir.
Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
IV
120
Você atingiu 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
V
160
Você atingiu 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir.
O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.
Aviso:
*Lembre-se de que a quebra de linha presente entre os parágrafos deste fórum é somente para facilitar a leitura do texto. No ENEM, a paragrafação deverá ser feita sem quebra de linha, apenas com o espaçamento entre a margem e o início de cada parágrafo.*
Legenda de Erros:
         
[!]
Evite
[A]
Argumentação
[D]
Descritivo
[F]
Fuga de Tema ou Tese
[N]
Norma Culta
[P]
Prolixo
[?]
Confuso
[C]
Conectivo
[E]
Explique/Explicite
[G]
Gênero Textual
[R]
Repetido


[!] = expressão não indicada por conter possível: clichê; cacofonia; preciosismo; pleonasmo; redundância; queísmo; período longo; preconceito; esteriótipo.
[?] = o trecho contém problemas na interpretação (releia) (COERÊNCIA): ambiguidade; difícil entendimento; ausência de sentido lógico.
[A] = o trecho contém falhas técnicas na argumentação: explicação carece de comprovação (informação fatídica); argumentação descritiva ou sem ideia conclusiva (o que você está defendendo?!); sequência argumentação/explicação não possui lógica ou possui lógica falaciosa (Ex.: de acordo com a Biologia, toda laranja é amarela > laranja é uma fruta > limão também é uma fruta > logo, todo limão também é amarelo???);
[C] = o trecho contém problemas nos elementos de sequenciação (COESÃO): ausência de conectivo ligando períodos; uso incorreto do elemento coesivo (conjunção) em relação à sequência justaposta de períodos e o seu significado.
[D] = o trecho tende para a descrição sobre a proposta, apresentando caráter mais descritivo que argumentativo (Ex.: tema: violência contra a mulher: o candidato descreve o transcorrer do feminicídio ao longo da história enumerando informações detalhadas, mas não desenvolve o problema de fato).
*lembre-se de que uma informação fatídica, quando sozinha, não sustenta totalmente o argumento, é preciso explicitar como ela se desenvolve em problema a partir do seu ponto de vista*.
[E] = sentença com sentido desconhecido ou incompleto: informação incompleta (de que? quem? do que? o que? pra que/quem? qual/quais? pelo que? por quem? como???); informação muito específica; sigla sem o nome por extenso previamente identificado.
*o corretor não vai parar sua correção para procurar o significado do que você quis dizer*
[F] = o trecho contém falha na abordagem do tema sugerido: desenvolve de maneira superficial o tema sugerido ou aprofunda tópicos relacionados ao assunto do tema, mas não na proposta propriamente dita (foque na proposta do tema, e não no assunto); desenvolve uma ideia ao longo do texto que não explicitada na tese da introdução; soluciona um problema na proposta de intervenção que não foi trabalhado ao longo do desenvolvimento no texto.
[G] = o trecho apresenta falha no gênero dissertativo-argumentativo: tese rasa ou não explícita; prolongamento da tese no desenvolvimento; paragrafação em sequência diferente do padrão (intro. > desenv. > concl.); verbo em 1ª ou 2ª pessoa; proposta de intervenção conjugada em tempo verbal diferente do imperativo afirmativo.
[N] = o trecho contém palavra ou expressão com traço de informalidade: erro ortográfico; gíria; linguagem popular.
[P] = o trecho contém informação desnecessária: prolongamento irrelevante de seu conteúdo; argumentos abundantes; informações altamente detalhadas; informações postas em demasia.
[R] = o trecho contém termos repetidos ao longo do texto: palavras (COESÃO); ideias (COERÊNCIA). Proposta de intervenção já existente na realidade atual.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos