TEMA: Os desafios da saúde pública no Brasil atual

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: Os desafios da saúde pública no Brasil atual Empty TEMA: Os desafios da saúde pública no Brasil atual

Mensagem por Kamila Ferreira Ter Out 24, 2017 3:37 pm

Os constantes desafios da saúde pública no Brasil atual estão presentes no cotidiano de muitos brasileiros. A falta de investimentos, poucos médicos, as superlotações dos hospitais, estrutura precária e a falta de remédios têm sido os maiores problemas enfrentados por aqueles que dependem do SUS (Sistema Único de Saúde). No entanto, é importante analisar os motivos que levaram a ocorrência desses problemas políticos e econômicos no sistema.

Conforme o que foi dito, deve-se recordar que a Constituição Federal de 1988 instituiu o SUS, sendo pensado em diretrizes e leis que abrangem todo o Brasil, a toda a sua população e ter acesso a esse sistema é um direito de cada cidadão, que ainda está longe da integralidade dos princípios que são oferecidos. O sistema único de saúde é responsabilidade do Governo Federal, Municipal, Estadual e União, sendo cada uma delas responsável pelo que cabe em sua abrangência. Dessa forma, com essa divisão de poderes de responsabilidade vêm sendo deixado de lado os investimentos necessários, através de corrupções, sendo desviado os recursos totais que deveriam ir para esse sistema, recebendo então somente uma parcela insuficiente.

Por consequência disso, o problema econômico atraído pelas divergências citadas explica as inúmeras faltas de investimentos que vem se acumulando e tornando a rede de saúde pública cada vez mais crítica com escassez de recursos, investimentos e comprometendo a vida de muitas pessoas que não tem condições para recorrer ao sistema privado.
Dito isso, as ocorrências dos problemas políticos e econômicos permanecem se desenvolvendo negativamente, portanto o Ministério da Saúde somado aos Governos responsáveis, devem reformar as formas de gestão relacionado à saúde pública com os desafios encontrados ao sistema único de saúde. Não basta  apenas ampliar os investimentos em saúde pública, é preciso reverter a má distribuição dos recursos e melhorar a infraestrutura nas regiões onde há maiores problemas com o sistema e gestão.

Kamila Ferreira
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 24/10/2017
Idade : 25

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: Os desafios da saúde pública no Brasil atual Empty Re: TEMA: Os desafios da saúde pública no Brasil atual

Mensagem por Francis Bacon Sex Out 27, 2017 11:41 am

*Redação corrigida, mas esperando resposta*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos