TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira Empty TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Mensagem por Alb3rto Sex Jul 07, 2017 12:58 pm

Reconhecendo o extraordinário

O filme "Lixo extraordinário", do diretor Vik Muniz, documenta o cenário caótico de um lixão a céu aberto.
Sem dúvida, a situação retratada é fiel a realidade calamitante do manejo e destino de resíduos sólidos. Nesse sentido, a análise dos problemas na iniciativa pública e privada, aliadas à deficiências educacionais podem evidenciar os caminhos na resolução da questão do lixo na sociedade brasileira.

Mormente, a ineficácia da política pública na gestão dos resíduos sólidos contribui para persistência do problema. Apesar da existência de leis voltadas para o manejo do lixo, somente 3% é reciclado, conforme a ABRELPE. Ainda, mesmo ocorrendo separação domiciliar dos resíduos, a maioria dos municípios brasileiros não conta com coleta seletiva. Além disso, a baixa parceria com empresas privadas dificulta o correto gerenciamento e manipulação. Dessa maneira, é facilitada a compreensão da problemática do lixo.

Somado a essa lógica, o padrão de consumo brasileiro não debatido em sala de aula contribui para o quadro. Segundo Marx e a fetichização dos produtos, esses passam a ser personificados, e pessoas, coisificadas. De fato, a sociedade macunaíma confirma a teoria ao apresentar produção de resíduos equivalente ao de países desenvolvidos. Com certeza, a escola pautada na aprovação dos vestibulares falha na formação cidadã, o que compromete a reflexão de cada um sobre os modos consumsitas geradores de rejeitos.

Dessa forma, portanto, o incorreto modo de manejar o lixo, ainda problema, deve ser corrigido. Os governos municipais aliando-se a empresas privadas via isenções fiscais e integrandro-se a cooperativas de catadores podem triar efetivamente os rejeitos sólidos. Para uma mudança estrutural complementar, a escola deve organizar saídas de campo em aterros e lixões com professores de geografia, filosofia e socilogia, promovendo debates e maior conhecimento dos modos produtivos humanos. Talvez assim, o lixo não seja tão extraodinário ao se reconhecer como ele é gerado.

Alb3rto
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 05/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira Empty Re: TEMA: A questão do lixo na sociedade brasileira

Mensagem por Francis Bacon Ter Set 19, 2017 9:59 pm

*Redação em processo de correção*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos