TEMA: A questão do Racismo

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: A questão do Racismo Empty TEMA: A questão do Racismo

Mensagem por aesc06 Qua Jul 05, 2017 2:15 pm

O Racismo simboliza qualquer pensamento ou atitude que segrega as raças humanas; considerando-as hierarquicamente como superiores e inferiores. No Brasil, o problema é realidade e está intrinsecamente ligado à era colonial e escravocrata em que os negros era vistos como mercadorias. Devido à esses traços da historia, os brasileiros praticam atos racistas, que se perpetuam graças à cultura enraizada e à pouca cobrança por parte da lei

Durante a colonização brasileira, os negros eram usados como escravos e não possuíam direitos. Este fato, ligado a uma ética transgressora, que prega que o branco é superior, enraizada nas sociedade gera o preconceito e a sua “naturalidade”. Segundo o secretario de politicas raciais, Ronaldo Barros, “O número de mortes de jovens negros no Brasil é maior do que em regiões em guerra”. Portanto, percebe-se que a minoria branca da população carrega traços preconceituosos, mesmo que grande parte dela (54%) seja negra e a igualdade de raças garantida por lei.

Logo, a questão ainda esta longe de ser resolvida. Contrariando a Lei nº 7716, de 5 de janeiro de 1989, que tornou o racismo um crime, os casos de injuria racial giram em torno de 1500 por ano, segundo a Folha de São Paulo. Como exemplo tem-se o episodio do jogador do cruzeiro, Tinga que foi chamado de “MACACO” durante uma partida de futebol.  Esses casos, geralmente, não são denunciados ou implicam penas leves com julgamentos demorados, dando a sensação de impunidade ao agressor, o que dificulta ainda mais o fim do preconceito.

Portanto, para combater o racismo, o ministerio dos Direitos Humanos deve promover mensagens educativas contra o racismo, estas podem ser veiculadas na midia, e ministradas por artistas que também lutam pela causa. Cabe à escola desenvolver projetos pedagógicos para os alunos e a comunidade que abordem a igualdade racial e o respeito através de estudos  e de atividades sobre a cultura negra. Por fim, é dever do Poder Legislativo criar uma emenda constitucional mais severa perante os casos de injuria racial e que condene mais rapidamente os agressores, assim como garanta o julgamento de todos os casos.

aesc06
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 05/07/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: A questão do Racismo Empty Re: TEMA: A questão do Racismo

Mensagem por Francis Bacon Ter Set 19, 2017 9:58 pm

*Redação em processo de correção*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos