TEMA: O papel do professor na sociedade contemporânea

2 participantes

Ir para baixo

TEMA: O papel do professor na sociedade contemporânea   Empty TEMA: O papel do professor na sociedade contemporânea

Mensagem por Khal Drogo Sáb Jul 29, 2017 11:28 pm

Transformando o mundo

Paulo Freire, importante pedagogo e filósofo brasileiro disse:''Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo'', logo os professores são pessoas relevantes para a concretização de uma sociedade melhor. Dessa forma, esse profissional necessita de reconhecimento, recursos e ferramentas para exercer na melhor forma possível sua função

É válido refletir, antes tudo, a importância do professor como um agente de mudança no meio social. Uma vez que ele pode proporcionar o crescimento individual de discentes para que possam exercer sua cidadania de forma mais ativa e na sua qualificação para o mercado de trabalho. Sendo assim, o docente tem um exercício nobre e que apresenta reflexo direto e indireto no progresso de um país.

Porém, em alguns países como o Brasil, os docentes tem que lidar com vários problemas no seu dia a dia, o que dificulta o processo de mudança da realidade do país. Nesse sentido, é possível perceber que à falta de reconhecimento  para com os professores em consonância com a deficiência da infraestrutura das escolas e investimentos na educação por parte do Estado acarreta em diversos problemas sociais, por exemplo, a violência ou criminalização de adolescentes.

Pode-se inferir, portanto, que o professor tem um papel fundamental na consolidação de uma sociedade melhor, sendo necessário proporcionar recursos para sua atuação. Desse modo, é essencial que o Estado invista cada vez mais em educação, tanto no âmbito da infraestrutura como na qualificação dos educadores aliado com a mídia na divulgação, por meio de propagandas, da relevância do profissional quanto a formação de indivíduos capazes de transformar o mundo.
Khal Drogo
Khal Drogo
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 1
Pontos : 3
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

TEMA: O papel do professor na sociedade contemporânea   Empty Re: TEMA: O papel do professor na sociedade contemporânea

Mensagem por Francis Bacon Ter Set 19, 2017 10:05 pm

*Redação em processo de correção*
Não se esqueça de checar a sua caixa de mensagens, pois o conteúdo dela é de extrema importância para o funcionamento do fórum!
Obrigado,
Equipe Redação Nota 1000.
Francis Bacon
Francis Bacon
Corretor
Corretor

Mensagens : 872
Pontos : 1010
Data de inscrição : 13/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos